Seleção feminina divulga convocação para o Sul-Americano de Flag

1
144
Foto: Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil

A seleção brasileira feminina de flag football anunciou na noite de hoje (31) a convocação das atletas que representarão o país no Sul-Americano da categoria. A Head Coach Victoria Guglielmo revelou, em transmissão ao vivo, os 19 nomes que compõem a lista final.

O 1º Campeonato Sul-Americano de Flag Football 5×5 será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, em Itapecerica da Serra, São Paulo. O torneio reunirá as seleções de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai.

“A seleção feminina vem há um tempo com um grupo principal visando a evolução ao longo prazo. Agora temos também um grupo de desenvolvimento com novas convocadas. A convocação de hoje é focada no grupo principal com algumas surpresas de atletas que achamos que estão prontas”, explicou Guglielmo.

Confira as atletas convocadas

Após divulgar a lista, Guglielmo explicou por que a comissão técnica optou por selecionar 19 atletas diante da possibilidade de chamar mais um nome. Segundo a Head Coach, a razão se deu porque a seleção feminina ainda não conseguiu realizar treinos com as novas jogadores convocadas para o grupo de desenvolvimento.

Assim, a vaga restante fica aberta para a comissão técnica chamar mais uma atleta após o training camp que acontecerá em novembro. Todos os países têm até o próximo dia 20 para anunciar a lista fechada para o evento.

O formato

Como o Uruguai não trará uma equipe feminina para o torneio, serão quatro países disputando o título entre as mulheres. As seleções de Argentina, Brasil, Chile e Colômbia a princípio duelarão entre si na fase regular.

Depois, os confrontos do mata-mata serão definidos com base na classificação final do grupo. O país que terminar com a melhor campanha vai encarar o que ficou em quarto, com o segundo e o terceiro na tabela decidindo a outra partida.

Quem triunfar nas semifinais duelará na grande decisão valendo a taça inédita, enquanto os perdedores disputarão o terceiro lugar.

Foto: Divulgação/CBFA

Favoritismo brasileiro

O Brasil é cotado para vencer o título em ambas as categorias, principalmente com a seleção feminina. A equipe brasileira já participou de cinco Mundiais e é a atual quarta melhor seleção do mundo.

Além do Brasil, o Chile foi o único outro país sul-americana que participou do último Mundial da International Federation of American Football (IFAF), realizado em Israel, em 2021. A seleção feminina chilena ficou em último, na 18º colocação, enquanto a masculina terminou uma posição à frente da brasileira, em 16º de 21 equipes.

Assista à live de convocação da seleção feminina

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here