“FABR Day” é aprovado em Comissão do Congresso para ser Dia Nacional do Futebol Americano

0
44
Poste em suas redes sociais a hashtag #FABrDay e divulgue o futebol americano no Brasil Arte: Cesar Freitas / Salão Oval

A ideia de um dia que a nossa comunidade pudesse comemorar como sendo o seu dia foi criada pelo Salão Oval em 2016 – o FABR Day. Ficamos absolutamente felizes que a data foi abraçada com toda a força pela comunidade e virou, extraoficialmente, o Dia do Futebol Americano no Brasil – quando lembramos, divulgamos e reforçamos nosso amor pela modalidade jogada por aqui.

E hoje (23 de maio de 2023), o dia 25 de outubro, deu um passo importante para ser oficialmente o Dia do Futebol Americano de forma legal. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 5071/2019, de autoria do Deputado Júlio Cesar Ribeiro, que institui o Dia Nacional do Futebol Americano, a ser comemorado, anualmente, em 25 de outubro. Agora, falta somente um passo para o FABR Day ser oficializado – ser aprovado no Senado Federal.

Entenda sobre a história do dia 25 de outubro

Se há mais de 20 ou 30 anos a bola oval já conquistava os ares das praias cariocas ou nordestinas ou os gramados catarinenses, há exatos 11 anos (em 25 de outubro de 2008) o futebol americano nacional teve um marco importante para tornar-se o boom de times como o conhecemos hoje. Em Curitiba, os já rivais Curitiba Brown Spiders (hoje Brown Spiders) e Barigui Crocodiles (hoje Coritiba Crocodiles) resolveram elevar um pouco mais rivalidade e – com muito esforço – conseguiram equipamentos para jogar o primeiro jogo de futebol americano propriamente dito do Brasil.

Se a vitória por 33 a 10 foi importante para manter a então hegemonia do Brown Spiders sobre o Crocodiles, foi vital para elevar os ânimos de todos os amantes do esporte no Brasil a acreditar que, aquilo que viam na ESPN era algo que poderia ser jogado por todos.

De lá para cá, o Brasil já teve vários campeonatos nacionais e estaduais, e hoje começa a ver uma proliferação muito bem vinda de campeonatos microrregionais, que estão levando o futebol americano para os mais longínquos confins dos interiores nacionais.

> Confira o destaque da Gazeta do Povo para a partida

A história da hashtag

A hashtag, o #FABR que você vê no dia 25 de outubro sendo compartilhada pelas redes sociais, foi uma ideia do Salão Oval para criar um senso de unidade e de divulgação em torno do futebol americano nacional. E deu certo (mas não deixe de continuar compartilhando!).

Saiba mais sobre o primeiro jogo de futebol americano totalmente equipado do Brasil em nosso canal do Youtube

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO melhor ‘sextou’ do mundo? NFL define horário do histórico jogo no Brasil
Próximo artigoNFL anuncia XP como parceira do primeiro jogo no Brasil
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here