Arsenal x Tubarões: Clássico das antigas, movido à rivalidade

0
121
Arsenal e Tubarões em 2017, em emocionante partida que terminou com a virada do Arsenal no último quarto (29 a 22). Foto: Rafaela Mendonça

Neste sábado (10), o Cuiabá Arsenal voltará ao Dutrinha para se despedir da temporada da Liga BFA 2022 jogando contra o Tubarões do Cerrado. Os candangos já estão classificados para a final da Conferência Centro-Oeste. No entanto, precisam vencer para garantir que a partida contra a equipe do Sorriso Hornets seja em Brasília e não no Mato Grosso.

> Entenda os playoffs da BFA

Rivalidade

Esta é sem dúvida uma das maiores rivalidades do Centro-Oeste e também uma das maiores do Brasil. Desde a época do Torneio Touchdown, e porque não antes disso, como no Torneio Capital em 2007, Tubarões do Cerrado e Cuiabá Arsenal travam grandes embates. E mesmo com o hiato de seis anos sem jogos entre os dois times, de 2010 a 2016, a rivalidade cresceu nos últimos anos.

Até hoje, foram nove jogos entre as duas equipes com seis vitórias do Arsenal e três do Tubarões do Cerrado. Em compensação, as duas últimas partidas foram com placares elásticos dos brasilienses: 62 a 06, em 2018, e 60 a 14, em 2019.

Em 2018, o Tubarões do Cerrado aplicou o maior placar entre as duas equipes: 62 a 06 Foto: Carlos Teixeira

Só acaba quando termina

Essa será a máxima do Cuiabá Arsenal para enfrentar o Tubarões. Como a equipe cuiabana já não tem mais chances de classificação, o que vai valer nessa partida, será uma espécie de revanche devido aos dois últimos resultados contra os rivais.

Perguntado se a equipe já estava pensando na próxima temporada, o presidente do Arsenal, Deneva, foi categórico ao afirmar que o foco do time é neste final de semana: “Nós estamos pensando somente nesta partida, nossa motivação para este jogo é rivalidade e a sequência de derrotas para o Tubarões. Estamos focados em vencer o nosso maior rival no Centro-Oeste.”

Segundo Deneva, já existe um planejamento para 2023, com ações pensadas para as seletiva, treinamentos e captação de patrocinadores. Mas o presidente reafirmou que o maior objetivo no momento é vencer o adversário.

Só a vitória interessa

Se por um lado a motivação que o adversário encontrou para a partida foi a rivalidade, do outro, os brasilienses enxergam o confronto como uma oportunidade de economizar tempo e dinheiro, afinal, caso vençam o Cuiabá Arsenal, o time joga a final da conferência em casa e não precisa viajar mil e duzentos quilômetros para enfrentar o Hornets em Sorriso/MT.

A presidente do Tubarões do Cerrado, Paula Chiarotti, espera poder jogar a final em casa: “Podem esperar um time mais preparado e entrosado que vai dar tudo o que tem para poder receber mais uma final de conferência em casa.”

Ela também comenta sobre a rivalidade entre as equipes: “O Tubarões não vive de passado. Sabemos que o Arsenal é uma das maiores equipes do cenário nacional e que vem fazendo um trabalho muito bacana com seu time. Porém, o TdC sempre segue o lema ‘Até o fim’, que significa dar tudo que se tem para obter a vitória até o ultimo segundo de jogo. A nossa trajetória só nos mostra o que é possivel alcançar e nos motiva a nos superar”.

Apesar de ter garantido uma vaga na final da conferência, o Tubarões do Cerrado vive altos e baixos este ano, com três vitórias e três derrotas – contando os jogos pela Taça Cairo Santos. Apesar disso, os brasilienses vêm de duas vitórias seguidas na BFA. Perguntada sobre as expectativas da equipe voltar ao patamar de 2019, Paula prefere esperar os próximos resultados: “Saberemos apenas no final do campeonato, apesar de 2022 ser um cenario atípico, com equipes divididas em campeonatos diferentes, o Tubarões se orgulha em criar atletas excelentes e de um trabalho de equipe. O objetivo é continuar a construir uma dinastia”.

Serviço: Cuiabá Arsenal x Tubarões do Cerrado
Data: 10 de setembro de 2022, às 18h (19h de Brasília)
Local: Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha) em Cuiabá/MT
Ingressos: Disponíveis no aplicativo do Cuiabá Arsenal

> Confira tudo sobre a Liga BFA 2022 em nossa página especial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here