
O Flag Football é o grande foco do futebol americano em nível global. Por mais que a NFL esteja expandindo seus jogos internacionais e elevando o interesse no esporte a um nível ainda maior globalmente, a prática só poderá ser efetivamente popularizada através do flag football.
A modalidade 5×5 tem menor custo em equipamentos, logística de viagens (menos jogadores) e muito mais amigável para ser implementada em escolas e em níveis juniores. E por conta dessa replicabilidade, o flag football conseguiu o status de esporte demonstração nos próximos Jogos Olímpicos.
E mesmo antes de tornar-se uma modalidade olímpica (mas em vias de), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) fez um esforço para continuar a levar a participação da Seleção Feminina nas competições e incentivar a da Masculina. Por isso das participações nos recentes mundiais de Israel (2021) e Finlândia (2024).
Com as participações, o Brasil é das Seleções protagonistas do cenário mundial e principalmente no sul-americano (campeão tanto no Masculino como no Feminino) e está bem-posicionado para buscar uma vaga em Los Angeles 2028 (apesar da forma de classificação ainda não estar definida).
Flag Football brasileiro consegue primeiro patrocinador: Zurich
Por estar bem-posicionado esportivamente, o Flag Football também fica melhor para atrair patrocinadores em seu caminho pela vaga olímpica. Neste cenário, o primeiro é a seguradora Zurich, que fechou com a CBFA neste mês de julho o primeiro patrocínio exclusivo da modalidade Flag Football.
Trata-se de um investimento que será fundamental para impulsionar as seleções nacionais, masculina e feminina. Esse patrocínio também se estende as seleções de base, campeonatos regionais e engloba os projetos sociais realizados pela CFBA.
“A chegada da Zurich elevou o patamar dos nossos patrocinadores e das nossas entregas. É o primeiro grande patrocinador em toda a nossa história. Somado ao incentivo que o COB nos proporcionará, isso dará uma nova cara ao flag football brasileiro. O último regional já foi um exemplo disso: conseguimos tirar dos atletas e times alguns custos e conseguimos melhorar a estrutura do evento. Os outros também seguirão essa linha daqui em diante”, explicou Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA.
“Queremos estar ao lado de iniciativas que promovam o desenvolvimento humano e social por meio do esporte. O Flag Football carrega valores com os quais nos identificamos — como respeito, inclusão e trabalho em equipe — e acreditamos no seu potencial de crescimento no Brasil”, afirma Lucía Sarraceno, diretora de Marketing e Clientes.
A empresa já apoia outros esportes, como o patrocínio do Rio Open de Tênis.