X-League anuncia nova fase e lança projeto “X Premier” a partir de 2026

Presidente Ken Namikawa da Associação Japonesa de Futebol Americano na coletiva de imprensa sobre a nova estrutura da X-League. (Foto: Divulgação X. League)
Presidente Ken Namikawa da Associação Japonesa de Futebol Americano na coletiva de imprensa sobre a nova estrutura da X-League. (Foto: Divulgação X. League)

A X-League entrou oficialmente em uma nova fase. No dia 4, a liga japonesa anunciou sua reestruturação e apresentou o projeto da nova competição que terá início já no ano que vem. Após celebrar os 30 anos de fundação da X-League em 2025, o futebol americano japonês no nível elite passa a adotar o lema de uma “verdadeira jornada de desafio”, com um plano de longo prazo até 2050. No centro dessa visão está a criação da “X Premier”, nova categoria da liga que será o topo do sistema a partir de 2026.

O projeto faz parte do propósito estabelecido em 2022 pela X-League — “profissionais de excelência competindo em um palco de nível mundial, tornando-se referência e inspiração para nova geração”. A proposta não se limita apenas ao aumento do nível esportivo, mas também busca fortalecer a relação com comunidades locais, empresas e universidades, além de aprimorar a experiência dos torcedores e equilibrar esporte e negócios.

Como serão divididas as fases da X-League (Futebol Americano no Japão)?

O plano está dividido em três fases. A Fase 1 (2026–2030) terá como destaque a criação da X Premier sob um sistema de “licenciamento”. As 11 equipes aprovadas deverão atender a quatro critérios — orçamento mínimo anual (200 milhões de ienes, cerca de R$ 7 milhões), qualidade técnica (comissão técnica e parte do elenco sendo profissionais em tempo integral), ambiente de desenvolvimento (categorias de base e suporte na carreira pós time) e vínculo regional — para garantir sustentabilidade como negócio. Além disso, será obrigatória a formação de jovens atletas (categorias kids e júnior), fomentando a base. Os demais times podem solicitar licença de participação nas próximas edições, pois a liga pretende expandir a categoria. Os times que conseguirem cumprir com os requisitos, terão licença aprovada pela liga.

A nova liga adotará um formato de temporada anual, com início previsto para o fim de maio. O campeonato será disputado em sistema de todos contra todos entre as 11 equipes, seguido de playoffs que definirá o campeão da temporada. Haverá jogos tanto em estádios locais quanto em grandes arenas centrais, em caráter experimental, buscando transformar o futebol americano no Japão de um “esporte sazonal de outono e inverno” em um “esporte para ser aproveitado durante todo o ano”.

Na Fase 2 (2030–2040), a X-League pretende expandir a prática do futebol americano em universidades, colégios e escolas de ensino fundamental, fortalecendo ainda mais a base da modalidade. Já a Fase 3 (2040–2050) terá como meta consolidar o futebol americano como um “esporte popular” no Japão, além de projetar jogadores para a NFL e formar líderes, executivos e empreendedores com histórico no esporte.

Equipes previstas para participar da X Premier (liga japonesa de futebol americano) em 2026:

  • IBM Big Blue
  • Elecom Kobe Finies
  • Obic Seagulls
  • All Mitsubishi Lions
  • OrientalBio Silver Star
  • SEKISUI Challengers
  • Tokyo Gas Creators
  • Nojima Sagamihara Rise
  • Panasonic Impulse
  • Fujitsu Frontiers
  • Fujifilm Ebina Minerva AFC

A X-League no Japão pode ser um exemplo para o futebol americano no Brasil?

A visão de longo prazo da liga se apoia em dois pilares: o uso do futebol americano como ferramenta de solução de desafios sociais e como fonte de inovação. A X-League pretende se tornar a “comunidade esportiva mais inovadora do mundo”, unindo diferentes modelos de equipes — corporativas, comunitárias e de clube — em parceria com empresas, instituições educacionais e governos.

“Essa nova fase contribuirá também para conquistarmos medalha em Los Angeles no flag football e que sirva como impulso na busca pelo primeiro jogador japonês na NFL”, comentou o presidente Ken Namikawa da Associação Japonesa de Futebol Americano.

O head coach do Obic Seagulls, Masakatsu Tsukada, diz estar ansioso pela X Premier e deseja levar sua equipe ao primeiro título dessa nova fase da liga.

> Confira como está a Superliga 2025 – o campeonato nacional de futebol americano

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTritões espanta fantasma e derrota Espectros em casa
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here