Cowboys preparam diferentes chuteiras para enfrentar gramado do Maracanã

O técnico Brian Schottenheimer vem 'educando' os seus jogadores pro jogo no Maracanã. (Foto: Kirby Lee)
O técnico Brian Schottenheimer vem 'educando' os seus jogadores pro jogo no Maracanã. (Foto: Kirby Lee)

A preocupação com as condições do gramado do Maracanã começou a influenciar a preparação dos Dallas Cowboys para o confronto contra o Baltimore Ravens, neste domingo, pelo NFL Rio Game. E a questão chegou a um detalhe bastante específico: a escolha das chuteiras.

Leia também: ‘Se for concreto, jogaremos no concreto’: Ravens reagem às críticas ao gramado

O técnico Brian Schottenheimer revelou que a comissão técnica dos Cowboys está orientando os jogadores sobre as diferentes opções de chuteiras que poderão ser utilizadas no estádio. Segundo o treinador, a equipe está “educando” os atletas sobre o assunto e levando em consideração a necessidade de obter maior tração no gramado.

A preparação inclui diferentes modelos e configurações de chuteiras, que serão escolhidos individualmente pelos jogadores. Entre as opções estão modelos com sete travas e diferentes comprimentos de studs, além de chuteiras moldadas.

A ideia é que os atletas tenham alternativas caso encontrem dificuldades de aderência durante a partida. Schottenheimer explicou que os jogadores estão testando as opções e que a comissão técnica não pretende impor um único modelo a todo o elenco.

A preocupação não surgiu por acaso. Na partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, em 2024, jogadores relataram dificuldades com a aderência do gramado. Kenny Clark, então jogador dos Packers, afirmou que o campo estava “mushy” (fofo) e contou que utilizou uma chuteira com sete travas para conseguir mais tração. Saquon Barkley também precisou trocar de chuteira durante aquela partida.

Agora, dois anos depois, a experiência de São Paulo serve como referência para a preparação dos Cowboys antes da chegada ao Rio de Janeiro.

O assunto vem sendo tratado pela imprensa americana como parte do planejamento específico da equipe para o jogo no Maracanã. O Dallas Sports Journal destacou que os Cowboys levarão diferentes alternativas de chuteiras, enquanto o próprio site oficial da franquia publicou uma reportagem sobre as preocupações relacionadas às condições do campo.

Mais do que uma simples discussão sobre a qualidade do gramado, o caso mostra como as características de um estádio tradicionalmente utilizado para futebol podem interferir diretamente na preparação de uma equipe da NFL. Para os Cowboys, a preparação para o Rio inclui não apenas viagem, adaptação ao clima e logística, mas também decidir qual equipamento colocar nos pés no momento de entrar em campo.

COMPARTILHAR
Artigo anterior‘Se for concreto, jogaremos no concreto’: Ravens reagem às críticas ao gramado
Tiago Munden
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here