Bulls e Pumpkins em clássico gaúcho na estreia da BFA

1
174
Bulls x Pumpkins em partida do Gaúcho 2022 - Fotografia: Fábio de Bortoli

Neste domingo, às 14 horas no Estádio do Marítimo, nas dependências da ULBRA em Canoas (RS), Canoas Bulls e Porto Alegre Pumpkins estreiam na BFA 2022, com o time da casa buscando a quebra de tabu de não ter vencido o rival nos sete encontros anteriores.

No entanto, ressalta-se que as três últimas partidas entre as equipes tiveram placar com diferença de apenas uma posse, mostrando o atual equilíbrio do confronto. O último encontro entre os rivais da Grande Porto Alegre ocorreu na abertura do Gaúcho 2022, com o resultado de 27 a 20.

Os “toros” gaúchos

O Canoas Bulls retorna à disputa de nacional de primeira divisão desde o período entre 2012 e 2014, quando participou do extinto Torneio Touchdown. No retorno das atividades “pós pandemia”, o time disputou o Campeonato Gaúcho 2022, conquistando duas vitórias em três partidas, ficando de fora da final pela derrota sofrida para o Pumpkins.

O head coach mexicano Oscar Capuchino, que chegou ao time no início de 2020 após passagem pelo Gaspar Black Hawks, indica como objetivo dentro da BFA a continuidade do processo de melhoria contínua para que a equipe se torne referência no estado e, depois, uma equipe de elite a nível nacional.

Desde o início da temporada, o time conta com o reforço de Jonathan Buenrostro, quarterback também mexicano com passagem pela liga profissional FAM, mas recentemente sofreu a baixa de Douglas Torres, safety, retornador e receiver, apresentado pelo Santa Maria Soldiers. No entanto, o diretor Winston Ponce minimiza a perda: “Claro que o talento é importante, mas um time é composto por 11 jogadores. Um único jogador sem ter as demais peças apoiando não faz diferença nenhuma”, finaliza.

Nova força ressurge no Sul?

A marca Pumpkins retoma ao cenário do futebol americano após hiato entre 2018 e 2019, quando adotou a denominação “Armada” após algumas fusões com equipes locais. Com participações nas ligas de acesso ou “secundárias” entre 2014 e 2019, o tetracampeão estadual volta à primeira divisão nacional após presença entre 2010 e 2012.

Phillipi Dias, presidente da equipe, comenta que o time retomou suas atividades em campo em Novembro/2021 com a expectativa de retomada das competições no primeiro semestre deste ano, o que se confirmou com a realização do Campeonato Gaúcho.

Com a perda do título em partida contra o Soldiers decidida no overtime, Dias indica frustração, mas extraiu pontos positivos para o desenvolvimento da equipe: “O resultado no Estadual nos deixou tristes, pois trabalhamos o triplo do que o projeto antes da pandemia vinha fazendo, com treinos físicos/táticos/técnicos e muitas horas de estudos sobre football e playbook […] Para a BFA e os demais anos, estaremos mais fortes e mais bem preparados”, completa.

Questionado sobre as expectativas dentro da BFA, Dias aponta como meta a chegada aos playoffs e até mesmo à final da conferência. “Então continuando o trabalho que a equipe inteira vem desenvolvendo e até intensificando nossos treinos, temos em mente que só depende de nós chegarmos na final e lutar pelo título”, finaliza.

> Confira tudo sobre a Liga BFA 2022 em nossa página especial

Serviço: Canoas Bulls x Porto Alegre Pumpkins
Local: Estádio do Marítimo – ULBRA, em Canoas (RS)
Data e Horário: Domingo, 19 de Junho, às 14h
Ingressos: Informações na página do Canoas Bulls

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here