Soldiers derrota Pumpkins na prorrogação e fica com o hepta gaúcho

2
123
Com uma vitória épica, o Santa Maria Soldiers conquistou o seu sétimo título gaúcho de futebol americano Foto: Gabriel Haesbaert

O favoritismo dos donos da casa foi confirmado, mas em uma grande final, decidida por um field goal na prorrogação. O Campeonato Gaúcho não poderia retornar de melhor maneira depois do hiato de dois anos, colocando as duas maiores equipes do Rio Grande do Sul frente à frente – e Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins não decepcionaram, entregando um Gaúcho Bowl XII com placar de 17 a 14.

> Confira o histórico do heptacampeão Santa Maria Soldiers em nossa página especial

O jogo

Em final disputada no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, as primeiras campanhas de ambas as equipes foram marcadas pela execução do jogo terrestre, uma vez que a chuva e o gramado pesado dificultavam a progressão de território através do sistema aéreo. Em nenhum momento do primeiro quarto as equipes conseguiram ameaçar a meta rival.

No começo do segundo período, o quarterback Nicolas do Canto (Pumpkins) aproveitou a trégua da chuva para explorar um pouco mais os passes. O jogador buscou fazer uma leitura prolongada dos movimentos da defesa para conectar os lançamentos. Porém, a chamada não obteve êxito, tanto que os porto-alegrenses avançaram somente até a linha de 46 jardas do campo de ataque.

Por outro lado, o quarterback Douglas Rodrigues (Soldiers) insistiu na investida com o jogo corrido. Tudo parecia dar certo, quando o ataque de Santa Maria forçou uma quarta descida. O read option não surtiu efeito. Para piorar, resultou em fumble recuperado pelos Pumpkins. Entretanto, o turnover foi devolvido dois snaps depois, justamente por outro fumble forçado pela defesa dos Soldiers.

Dentro do two minute warning, Rodrigues liderou a campanha ofensiva dos mandantes para posicionar a unidade em field goal range, na única oportunidade de tirar o zero do placar. Contudo, dois false starts seguidos forçaram os Soldiers a buscar o passe em profundidade. Rodrigues acabou por ser interceptado no encerramento do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, a chuva aliviou para dar ânimo ao clima. Os Soldiers seguiram com o plano de estressar horizontalmente a defesa de Porto Alegre. Quando o box se encheu, Rodrigues explorou as zonas abertas entre os linebackers para progredir com passe. O ataque da casa visitou a redzone dos Pumpkins pela primeira vez no jogo. Os Soldiers anotaram o touchdown com uma corrida de 17 jardas de Rodrigues. O kicker Fabrício Santana acertou o extra point para colocar sete pontos a favor de Santa Maria.

Na sequência, a chuva voltou a atrapalhar justamente na campanha de Porto Alegre. O que facilitou o desempenho por parte da defesa de Santa Maria. E para piorar o cenário dos visitantes, o punt foi mal executado deixou a bola na linha de 31 jardas do seu próprio campo de defesa. Mas, o drive não foi capitalizado.

Com mais 12 minutos a serem jogados, os Pumpkins conseguiram entrar na redzone pela primeira vez na partida. Do Canto encontrou o wide-receiver americano Quentin Williams em um passe de 11 jardas para touchdown. O kicker Eder Lopes empatou o duelo com o acerto do chute. Estes foram os primeiros pontos sofridos pelos Soldiers na temporada 2022.

Na posse de bola seguinte, Rodrigues comandou a retomada da liderança no placar. O quarterback encontrou o wide-receiver Luiz Becker (ex-Ijuí Drones) em um passe de 22 jardas para touchdown. Santana completou com o chute, 14 a 7 Soldiers.

Tudo encaminhava para uma vitória dos donos da casa. Porém, do Canto tratou de dar um respiro aos visitantes. O Porto Alegre Pumpkins voltou a se aproximar do gol de Santa Maria. A dupla do Canto-Williams entrou na endzone com um lançamento de 23 jardas. Lopes empatou com o chute certeiro: 14 a 14.

Na prorrogação, os Pumpkins venceram na moeda e decidiram atacar primeiro. Os porto-alegrenses foram mais conservadores para chegar na goal line. A defesa da casa segurou o ímpeto e ainda bloqueou um field goal de 31 jardas.

Com a bola em mãos, os Soldiers progrediram o suficiente para deixar que Santana convertesse um field goal de 31 jardas, que garantiu o sétimo título estadual da equipe do interior gaúcho, sendo a maior vencedora da competição.

Com assessoria FGFA

> Saiba mais sobre a edição 2022 e todas as outras do Campeonato Gaúcho

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSem sofrer pontos, Soldiers encara Pumpkins como favorito no Gaúcho Bowl
Próximo artigoPlacar FABR – 14 e 15 de Maio
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here