Árbitro da NFL, Keith Washington promove clínica de arbitragem no Rio de Janeiro

0
164
Rio de Janeiro recebeu pelo segundo ano evento para arbitragem de futebol americano. Mais de 40 árbitros e árbitras de nove estados estiveram na parte teórica e prática. Foto: Divulgação

Promovido pelo Side Judge do Super Bowl 56, Keith Washington, a Tom Beard Clinic chegou pela segunda vez ao Rio de Janeiro na última sexta-feira (17). Tradicional nos Estados Unidos por revelar grandes nomes da arbitragem, os componentes do apito no Brasil puderam ter acesso às palestras virtuais com árbitros da NFL e NCAA, além da troca de experiência e oportunidade de tirar dúvidas com um árbitro da maior liga do mundo pessoalmente. Estiveram presentes pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Pernambuco.

Rio de Janeiro recebeu pelo segundo ano evento para arbitragem de futebol americano. Mais de 40 árbitros e árbitras de nove estados estiveram na parte teórica e prática.

O evento foi dividido em duas partes: na sexta-feira, tudo começou com quatro pessoas da equipe de arbitragem do último Brasil Bowl entre Timbó Rex x Galo Futebol Americano sendo presenteados com camisas da NFL usadas por Keith Washington. Receberam o presente o Referee Vinicius Behs (RS), o Side Judge Jimmy Miquelasso (PR), a Field Judge Giane Pessoa (PR) e o Back Judge Bernardo Scofano (RJ). Depois, uma sessão de uma hora com perguntas e respostas sobre os mais variados temas de arbitragem com o Keith antes do início das palestras. 

Às 14h, os mais de 40 presentes se dividiram em três grupos: Referees e Umpires, Árbitros de Linha e Árbitros de Fundo. Cada divisão recebeu conteúdo personalizado com temas pertinentes às suas posições. Desde a análise de determinadas faltas, como mecânicas de arbitragem e gerenciamento de relógio. Já no sábado (18), um amistoso proporcionado pela organização do Carioca Bowl, entre Falcões F.A e Mamutes F.A colocou os participantes para testar a parte prática, supervisionada pelo veterano de 15 temporadas na NFL.

Para Keith Washington, a forma com que ele entrou na arbitragem foi fundamental para que evoluísse e comentou sobre espalhar conhecimento:

“A arbitragem tem sido parte da minha vida por 33 anos. Como ela foi introduzida na minha vida, na minha opinião, teve um profundo impacto na minha habilidade e no meu crescimento. Eu sempre tive o desejo de compartilhar meu conhecimento com todos que estivessem disponíveis a ouvir. Se eu pudesse doar todo o meu conhecimento, isso seria ideal.”

O Side Judge ainda complementou sobre a experiência de estar com a comunidade brasileira e como a dedicação dos participantes faz com que ele queria ajudar mais:

“A oportunidade de compartilhar o conhecimento no Brasil foi uma decisão fácil. A paixão deles pela arbitragem me dá energia para compartilhar mais. Eu vejo isso nos olhos deles. Eu era como eles. Eu espero fazer mais ainda por eles no futuro”, comentou o árbitro com 229 jogos na NFL em 15 temporadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here