É tempo de Catullo! Com virada no último quarto, Rhynos conquista o Brasileirão 2024

Time tricampeão paulista entre 2016 e 2018, conquista o primeiro nacional. Fotografia: Yan Barros @byarros

Em duelo de quarterbacks históricos no FABR, Spartans Football e Guarulhos Rhynos se enfrentaram neste domingo (08) no campo principal do CERET em São Paulo (SP), e as equipes de Ramon Martire e Catullo Góes entregaram uma partida digna de final nacional.

Se a chegada à final já marcava uma remontada do Rhynos após iniciar o campeonato com duas derrotas, a partida derradeira contou com outra grande reviravolta do time da Grande SP, revertendo desvantagem de duas posses no terceiro quarto (18 x 27), a maior virada em finais desde a Superliga 2016, quando o T-Rex foi campeão após estar 14 pontos atrás do Imperadores.

O jogo

O Spartans começou a partida impedindo bons avanços do ataque do Rhynos nas duas primeiras campanhas. E no começo do segundo período, em drive que contou com longa corrida de 38 jardas de “Branco” Menezes, “Mamão” conectou passe com Nolan Corpening na endzone para abrir o marcador – 7 a 0 com o chute extra de Pedro Melo.

A resposta do Rhynos foi imediata e, em campanha que contou com recepção de Daniel Valotto para 51 jardas em conversão de terceira descida, a parceria de ataque mais letal do torneio anotou mais um touchdown, com Catullo encontrando João Ayres na endzone – 7 a 7 com o extrapoint de João Lustosa.

A partida continuou movimentada até o intervalo, com o Spartans voltando à frente no placar em novo drive com ótimas ações de Branco, anotando mais um touchdown lançado por Mamão, agora com Gustavo “Lacra”, em seu 7º no torneio – 14 a 7 com o chute extra.

Apesar de pouco tempo no relógio, o retorno de kickoff de Wallace “Kamara” deixou o ataque da equipe de Guarulhos em ótima posição de campo. Em nova longa conversão de terceira descida, Ayres avançou até a redzone adversária e a campanha foi concluída em corrida curta de Marco Aurélio para anotar seu touchdownextrapoint bloqueado manteve o Spartans à frente com 14 a 13 na saída para os vestiários.

No kickoff do segundo tempo, o special team do Rhynos forçou fumble no retorno de Nolan e colocou a equipe em ótima posição de campo para virar o placar, mas a defesa do Spartans subiu o paredão em três tentativas curtas de conversão, forçando o turnover on downs.

O Spartans voltou ao ataque disposto a aumentar sua vantagem, e após longa recepção para mais de 40 lardas de Quevin Redding, o próprio Quevin entrou na endzone em corrida aberta para deixar o placar em 21 a 13 após o chute extra.

Um novo retorno de kickoff impactante de Kamara colocou a unidade comandada por Catullo no campo de ataque no início de sua nova campanha. E o Rhynos foi letal logo na primeira jogada, com passe recebido por Maycon Junior para quebrar vários tackles e avançar 43 jardas para anotar seu touchdown – 21 a 19 sem a conversão de dois pontos.

Novamente com a posse, Branco seguiu com bons avanços terrestres e colocou o Spartans no território adversário logo na primeira jogada do novo drive. Após um longo touchdown do próprio Branco anulado por falta, Luís “Sheeik” avançou 33 jardas em passe de Mamão para anotar seu 7º touchdown no torneio (empatado com Lacra na artilharia da equipe) e restabelecer a boa vantagem do Spartans, agora em duas posses com o placar em 28 a 19 após o extrapoint. Foi o 147º TD lançado por Mamão na história dos campeonatos nacionais, o maior nesta estatística.

Mais uma vez, Kamara colocou o Rhynos no campo de ataque após o retorno de kickoff. E, na virada para o último período, repetindo a campanha do primeiro touchdown, uma longa recepção de Daniel Valotto avançou a equipe e, para finalizar, Catullo novamente conectou passe na endzone para o segundo touchdown de João Ayres – 28 a 26 ainda pós Spartans com o chute extra.

Chegando à metade final do quarto período, a defesa do Rhynos finalmente conseguiu impedir novos avanços do Spartans, forçando o punt e recuperando a posse de bola. No entanto, seu ataque também não conseguiu avançar em campo na nova campanha, também chutando punt. E, então, temos a provável jogada chave da partida, com o muff de Nolan na tentativa de retorno e a recuperação da posse pelo special team da equipe de Guarulhos deixando seu ataque em ótima posição.

E apenas em duas jogadas, João Ayres, o “cria” revelado pelo Rhynos Academy na temporada de 2022, anota seu hat trick na partida em bela recepção para 25 jardas saltando para alcançar a bola na endzone, chegando ao décimo primeiro touchdown nesta edição do Brasileirão, o artilheiro da competição – 34 a 28 com a conversão de dois pontos do próprio Ayres.

Restando quatro minutos para o final da partida, a defesa do Rhynos seguiu dominante e forçou three and out do Spartans. Recebendo a bola com pouco mais de dois minutos no relógio, a equipe avançou em campo até zona de field goal, com o chute convertido por João Lustosa aumentando a vantagem para 37 a 28 e praticamente sacramentando a vitória.

Então, restaram poucos segundos para a defesa do “time 100% brasileiro” (citando Catullo ao final da partida) confirmar o título nacional da equipe após 118 partidas em sua história. E aquele que está no Rhynos desde sua primeira temporada oficial em 2012, Catullo encerra o Brasileirão 2024 com 22 touchdowns lançados, alcançando incríveis 222 em sua carreira, o maior neste ranking no FABR.

> Confira tudo sobre o Brasileirão em nossa página especial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here