Virada histórica e vitórias elásticas na rodada do Campeonato Paranaense

De volta aos campos, Well Garcia foi destaque na vitória do Bristlebacks. Fotografia: Rafael Martins @rafael.fma

Com todas as partidas disputadas no domingo (27), a sétima semana do Campeonato Paranaense contou com vitórias convincentes dos favoritos Phantoms e Crocodiles, além de uma partida histórica entre Bristlebacks e Cavaliers.

Após estes resultados, podemos indicar que Crocodiles, Phoenix e Phantoms pela Conferência Tibagi, e Bristlebacks, Spiders e Cavaliers na Conferência Ivaí “estão com nove dedos” nos playoffs do torneio.

Como foi a vitória do Phantoms no Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2025

No Croco Stadium, o Guardian Saints recebeu o Ponta Grossa Phantoms e não foi páreo para uma das “sensações” do FABR desde a temporada passada. O histórico Henrique Rocha novamente foi destaque na partida, correndo para dois touchdowns e passando para mais um, com o receiver Pedro Leme, além de marcar duas conversões de dois pontos. Com isso, alcançou 46 pontos marcados em três partidas na temporada, sendo o artilheiro do FABR em 2025.

O quarterback Felipe Pagano também deixou sua marca, em passe para touchdown de Matheus Cordeiro. Com o placar final em 28 a 0, a equipe alcança campanha 2-1 e segue em busca da segunda posição na Conferência, a depender de vitória contra o Red Feet na última rodada. Em caso de derrota, ficará em 3º. O Guardian Saints chegou à última partida da primeira fase e, com campanha 1-3, está eliminado.

Como foi a vitória do Crocodiles no Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2025

No Campo da Secretaria de Esportes de Arapongas, o Golden Phoenix recebeu o Coritiba Crocodiles em seu maior desafio na curta história de sete jogos. E a diferença técnica do time da casa para o multicampeão estadual e nacional com quase 200 partidas na história ficou evidente em campo.

Contando com muitas caras novas no cenário do FABR, o Crocodiles abriu vantagem com dois touchdowns corridos de Eduardo Lopes “Piu”, ampliando em passe de Lucas Mendes para TD de Rafael Miranda, e outro touchdown terrestre com Luis Miguel Nunes. Os quatro chutes extras convertidos por Felipe Ribeiro “Chile” deixaram o marcador em 28 a 0 no intervalo.

O time não “tirou o pé do acelerador”, impondo seu melhor preparo físico e, mesmo rodando jogadores reservas e com a mercy rule em ação, pontuou ainda mais no segundo tempo. Eduardo “Piu” anotou mais um touchdown, logo no retorno de kickoff. A conexão entre Lucas Mendes e Rafael Miranda aumentou a vantagem em novo TD aéreo. Com o QB reserva Carlos Xavier em campo, mais um touchdown aéreo, agora com Lucas Viezzer.

E ainda houve tempo para mais dois TDs terrestres, com Luis Miguel Nunes e Igor Silva. Com uma conversão de dois pontos de Nunes, o placar final ficou em 60 a 0 e demonstrou a superioridade do time de Curitiba no torneio, chegando à marca de 206 pontos marcados nas quatro partidas até o momento.

Com o seed 1 garantido, o Crocodiles está classificado às semifinais do torneio, aguardando o adversário que sairá dos wildcards. O Golden Phoenix depende do resultado da última partida do Phantoms para conhecer sua posição na Conferência e o confronto no wildcard – será segundo com derrota do rival ou terceiro com vitória dele.

Como foi a vitória do Bristlebacks no Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2025

No Estádio do Café, em Londrina, a partida mais emocionante do campeonato até o momento, com Bristlebacks e Cavaliers entregando um baita espetáculo dentro de campo e o time da casa conquistando a vitória após virada histórica no segundo tempo, com destaque para um “novato” e um nome histórico do FABR.

O primeiro tempo caminhava com dominância do Cavaliers “nos dois lados da bola”, sendo efetivo em seu ataque e impedindo avanços do ataque adversário. Em duas corridas de Daniel Eliano “Sandler” e uma do quarterback Jose Victor Vidal, anotou três touchdowns e, com os chutes extras de Lucas Vozniak, abriu 21 a 0 no marcador.

O Bristlebacks esboçou reação em corrida para touchdown do quarterback Brian Macias, que retornou à equipe após a campanha do vice-campeonato do Brasileirão D2 em 2024. Com o extrapoint de Lucas Boeira, o marcador no intervalo ficou em 21 a 7 em favor do Cavaliers.

No entanto, no terceiro período, o time visitante voltou a aumentar sua vantagem, em retorno de punt de Gabriel Pellanda até a endzone, com outro chute extra de Vozniak deixando o placar em 28 a 7.

A partir deste momento, iniciou a remontada do time da casa, que anotou dois touchdowns na conexão entre Macias e um novo destaque da equipe, o receiver João Paludo, o Paludinho, que chegou a cinco TDs na temporada, top 3 no FABR – 28 a 21 com dois chutes extras de Boeira.

Então, chegou o momento de outro destaque da equipe, o histórico runningback Well Garcia, que já acumulava algumas boas corridas na partida e chegou a seu touchdown em bela recepção disputando a bola no ar com a defesa. No entanto, o extrapoint não convertido ainda deixou o Bristle atrás no marcador – 28 a 27.

No entanto, faltando menos de um minuto para o final da partida, e logo após um touchdown anulado por recepção fora de campo, Well Garcia literalmente [é informação] pediu a bola, colocou embaixo do braço e correu até a endzone para virar o marcador. Agora com 71 touchdowns na carreira, Well assumiu a 9ª posição neste ranking do FABR, passando nomes como Clair José Simão e Lucas “Mullet”.

Se ainda restava alguma chance para o Cavaliers, coube ao linha defensiva Antônio Possebon acabar com ela, interceptando o quarterback logo na primeira jogada da última campanha. Então, o time da casa precisou apenas ajoelhar para confirmar sua vitória nesta partida histórica com o placar de 33 a 28.

O Bristlebacks encerra sua participação na primeira fase com campanha 3-1, aguardando o resultado da última rodada de Cavaliers e Brown Spiders (ambos 2-1) para conhecer sua posição final na Conferência. Em caso de vitória de ambos (contra Olympians e Pyros, respectivamente), a classificação será definida pelo saldo de pontos (neste momento em 96 pro Bristle, 64 pro Spiders e 35 pro Cavaliers).

> Confira nossa página especial do Campeonato Paranaense 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here