ASCENSÃO

Com menos de dois anos de criação, a Federação Gaúcha de Futebol Americano, foi um dos orgãos que mais cresceram no cenário nacional, com organização e união entre os times.

Criada com o intuito, ou um deles, de organizar o primeiro campeonato Full Pads do estado, a federação obteve sucesso em 2015 com um campeonato curto mas que agradou a todos, tanta atletas quanto torcedores.

Sendo assim, a FGFA anunciou a sua segunda temporada em 2016, com 10 equipes, um número inédito em campeonatos no sul, um calendário mais longo e jogos com uma melhor estrutura e consequentemente, melhor nível técnico.

Para anunciar o início de mais um campeonato, a federação decidiu criar em sua página oficial no Facebook, uma campanha com evento em tudo para levar o até então GAÚCHO BOWL para um dos dois grandes estádios de futebol do estado, Beira Rio ou Arena do Grêmio.

Movida pela maior rivalidade do futebol no país, a campanha gerou um grande buzz na comunidade tanto do futebol americano, quanto do esporte gaúcho.
Buzz que também se fez presente nas arquibancadas dos estádio ao longo do campeonato, que conseguiu levar grandes públicos em diversos jogos, até em cidades com times estreantes.

Mas a campanha que começou com uma iniciativa para divulgar o esporte pelas páginas gaúcha, teria um resultado maior que o esperado. Pois dentro da diretoria colorada existia alguém que iria comprar essa briga.

SUPER BOWL GAÚCHO

Alexandre Limeira, é vice-presidente de administração do Sport Club Internacional, foi responsável por iniciativas como a torcida mista no Grenal e é fã de futebol americano e dos Denver Broncos.

Motivado pelo crescimento do esporte no Brasil e do espetáculo que o Super Bowl proporciona, Alexandre responsável por incluir o Internacional no projeto junto com a Federação Gaúcha chegaram a um consenso e anunciaram não só a sede da final da campeonato em 2016 mais um novo conceito de evento de futebol americano no país.

Chamado de Gigante Bowl, devido não só a como é popularmente conhecido o Estádio José Pinheiro Borda, o Gigante da Beira Rio, mas também as proporções em que o evento deveria ter, a ideia era trazer a experiência da final da Liga Americana pra um estádio brasileiro, com música, cheerleaders, comes e bebes e claro, uma grande partida de futebol americano.

CAMPANHAS

O Juventude, atual campeão da competição, começou sua campanha em casa contra o estreante Redskulls. Embora o jogo difícil, com lesões e um forte adversário, o time de Caxias do Sul segurou as pontas e conquistou sua primeira vitória.

Mesmo com um QB novato no comando de seu ataque, os jogos seguintes seriam um pouco mais tranquilos, permitindo três vitórias contra Mustangs, Bulls e Pumpkins sem muitas dificuldades. A campanha 4-0 na primeira fase daria ao time o seed #1 nos playoffs e a vaga direta nas semi-finais.

Pra garantir sua vaga na final, o time teria que derrotar novamente o seu primeiro adversário, os Redkulls, time que se tornou a grande revelação do campeonato, derrotando no Wildcard o tradicional Pumpkins.

Mas seguindo a sua campanha, o time segurou o ataque de Restinga e com um placar em 38×00 garantiu novamente uma vaga na final do estadual.

Já o Santa Maria Soldiers, teve um caminho um pouco diferente.
O time do interior do estado, tradicional no cenário gaúcho com dois títulos estaduais, um na era Full Pad, teve um começo de campeonato tranquilo, com defesa e ataque funcionando bem, a equipe derrotou Drones, Bulldogs e Snakes com mais de 140 pontos de saldo nas três partidas, se tornando líder do grupo.

Mas para garantir a ponta da tabela, o time ainda tinha pela frente o Santa Cruz Chacais, campeão da Copa Sul 2015. Jogando em casa, os Soldiers sentiram a pressão do forte jogo corrido dos chacais e acabaram sendo derrotados. Assim os Soldiers ainda teriam o Wild Card com obstáculo.

Mesmo com um jogo a mais os Soldiers não recuaram e eliminaram o Ijuí Drones no WC e na revanches contra o Chacais fez prevalecer sua defesa, chegando assim a mais uma final estadual.

O JOGO

Pela estrutura e pelo seu elenco, o Juventude FA vai a campo como favorito. O time que perdeu seu QB titular no começo da temporada, depositou confiança no novato Eduardo Cauzzi. A jovem promessa da equipe retribuiu a confiança e vem fazendo um ótimo campeonato podendo um grande destaque na partida. Mas o setor de destaque do time de Caxias vem sendo a defesa. Com apenas 9 pontos sofridos em todo o campeonato, o time conta com o lineman Kawan Pivatto, jogador de seleção e MVP defensivo da temporada como peça fundamental para parar o ataque de Santa Maria.

Ataque esse que também possuí elementos decisivos como o RB Guilherme Busanello, o WR Alexandre Macagnan e principalmente o quarteback Wagner Freitas. Juntos o ataque de Santa Maria fez 189 pontos só na temporada regular, sendo o melhor ataque da competição.

Mas o que pode ser o fator decisivo no jogo são os Special Teams. Em um jogo onde as defesas podem se sobressair, principalmente em uma final como essa, onde as equipes tendem a estarem mais tensas e cometer mais erros, o trabalho e desempenho dos chutadores é essencial e são neles onde estão depositados grande parte da confiança das duas equipes.

De um lado, o kicker Matheus Ely, do Juventude já foi eleito um dos melhores do país na posição entrando na lista de pré convocados para a Copa do Mundo de 2015. Do outro, o também kicker Mauricio Faé, dos Soldiers, foi responsável por boa parte dos pontos da equipe em 2016, sendo o eleito o MVP de Special Team da competição.

O EVENTO

Como prometido, o Gigante Bowl vai contar com um número impressionante de atrações. A festa começa com a abertura do grupo Tchê Barbaridade, com o Grupo do Bola e com a cantora Katia Aveiro (irmã do jogador Cristiano Ronaldo).

O hino nacional será executado pela Banda Marcial Juliana, do Colégio Júlio de Castilhos, da cidade e o hino gaúcho, pela soprano Cristina Sorrentino e pelo músico Renato Sorrentino além do DJ Finna comandando o espetáculo.

Já o sempre aguardado show do intervalo fica com a conhecida banda gaúcha de pop rock Papas da Língua.

INGRESSOS E TRANSMISSÃO

Pra quem não garantiu seu ingresso, eles estarão a venda na bilheteria por R$ 40.
E pra quem não poderá ver o evento in loco, o canal Contra Cena, responsável pelos compactos das principais partidas do campeonato confirmou a transmissão ao vivo pelo YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here