Silverhawks e Portuguesa decidem título da BFA Feminina

1
145
Jana Godoi e Sol Oliveira são os destaques ofensivos das equipes - Fotografias: May Abreu e Ronaldo Barreto

Neste sábado (12), o Curitiba Silverhawks receberá a Portuguesa FA pela decisão da Liga BFA Feminina 2022. O duelo marcará o encontro da atual detentora do título da competição (as Hawks) e da campeã da edição 2022 do Campeonato Brasileiro organizado pela CBFA (a Lusa).

Jogando 100%, sem favoritismo

O Curitiba Silverhawks não é um dos “precursores” da modalidade no país, mas já está em sua quarta temporada de competições oficiais. Com campanhas que foram subindo degrau a degrau ano a ano, a equipe é a atual bicampeã estadual (2018 e 2019) e campeã da Liga BFA (2019), mantendo invencibilidade que dura 11 partidas – desde a eliminação na semifinal da BFA 2018.

O time acumula três vitórias na BFA 2022, com 55 pontos marcados, nenhum sofrido e destaque ofensivo à receiver Janaina Godoi, que chegou ao time neste ano migrando do flag do Jaraguá Breakers e anotou três touchdowns nas duas últimas partidas, contra a própria Lusa e o Pilots.

Também merecem menção a defensive line Geo Santos, com 13 tackles, 4 for loss e 2 sacks, a linebacker Amanda Janate com 19 tackles, 3 for loss e 2 fumbles recuperados, e a kicker Priscila Demétrio, com 13 pontos somados em 7 extra points e 2 field goals durante a competição.

Bruno Brepohl, head coach, avalia o “favoritismo” atribuído à equipe: “É natural que o pessoal comece a escolher favoritos aos jogos, baseado nos históricos. Mas internamente não é assim que pensamos. Se você parar para pensar, sendo final ou não, tendo invencibilidade ou não, as regras do jogo são sempre as mesmas. Então nós tratamos esse jogo como qualquer outro, que é levando 100% do nosso esforço para dentro de campo.”

Brepohl também comenta sobre o “balanço” do ano, nesse retorno pós pandemia. “De forma geral nós acreditamos que o resultado da temporada foi extremamente positivo. Independente do que acontecer na final, estamos muito contentes de termos superado esse período tão complicado para o esporte de forma geral. Nós temos muito orgulho do nosso elenco hoje tanto na comissão técnica quanto de atletas. Conseguimos alguns reforços nessa temporada, e estou muito feliz da adaptação delas no time e do que conseguimos conquistar como equipe até aqui.”

As Leoas em busca do topo

Diferentemente do time paranaense, podemos dizer que a Portuguesa FA é uma “quase novata” no esporte, pois estreou em competições oficiais em 2019, quando disputou a Liga BFA e alcançou campanha 1-2 em grupo com Bangu Castores, Brasília Pilots e São Paulo Panthers. Em 2022 conquistou o título do Campeonato Brasileiro em dois duelos contra o Cold Killers.

Na atual temporada, somando Brasileiro e BFA, o time possui campanha de 3 vitórias e 1 derrota (exatamente para as Silverhawks na primeira fase), somando 99 pontos marcados, apenas 13 sofridos e destaque ofensivo à quarterback Soraya “Sol” Oliveira, com 6 touchdowns corridos e 3 lançados.

Melissa Pagliato, presidente da equipe, aponta detalhes da preparação para o confronto contra as Hawks: “Tivemos o tempo certo, foram 5 semanas de revisões, acertos, conversas de alinhamento.  Intensificamos o trabalho buscando rever nossas falhas e corrigi-las. […] Pequenos ajustes em nossa defesa, que está muito focada e preparada mentalmente para o confronto final. No ataque mudamos o plano de jogo, muitas surpresas virão. Nossa OL vai permanecer com trabalho impecável de não ceder Sacks, e nosso corpo de WR e RBs (o melhor do FABR Feminino) está alinhado com nosso único propósito, a VITÓRIA.”

Pagliato também discorre sobre a retomada das atividades da equipe nessa temporada: “Os planos foram postergados, mas não esquecidos. Trabalhamos intensamente a parte emocional, a parceria, a confiança das atletas como grupo. Com a chegada de 2022, só tínhamos um pensamento, o TÍTULO, e passamos por muitos “perrengues”, sem técnicos, sem local exato para treinos. Mas somos as LEOAS da Lusa, então está em nosso sangue LIDERAR, materializar a força e o poder feminino, a grandiosidade, além de representar proteção, garra e coragem.”

Serviço: Curitiba Silverhawks x Portuguesa FA
Local: Croco Stadium, em Curitiba (PR)
Data e Horário: Sábado, 12 de Novembro, às 14:00 horas
Ingressos: R$ 15,00 antecipado pelo site da Even3

> Confira tudo sobre a Liga BFA Feminina 2022 em nossa página especial

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here