A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou na noite de hoje (28) a lista das novas jogadoras convocadas para a seleção feminina de flag football 5×5. Os 25 nomes se juntarão ao grupo existente, composto por 22 atletas, que já está se preparando para as próximas competições.
A convocação acontece exato um mês depois da Super Final Feminina, que sagrou as Valkyrias, do Amazonas, campeãs brasileiras pela primeira vez. Além do desempenho das atletas no torneio e nos demais campeonatos estaduais, a lista das novas convocadas foi formada após a entidade abrir espaço às jogadoras para o envio de seus highlights.
“Essa não é uma lista fechada de convocação para nenhum torneio, é apenas uma adição de atletas ao grupo”, afirmou Ingrid Camargo, Defensive Coach da seleção, ao Salão Oval. A treinadora explicou que a seleção está “muito viva” e abrindo as portas para conhecer as atletas que jogam pelas diversas equipes do país.
“Essa é mais uma forma da gente conseguir passar conteúdo para as atletas das mais diversas regiões do Brasil, fomentar o flag nacional, dar apoio, incentivo e tornar a seleção mais forte”, acrescentou.
A lista
Ataque:
- Anne Margarida Aparício – Valkyrias/AM
- Ellen Bruna Alencar – Team Ontario/Canada
- Giovanna Martins Raiol – Valkyrias/AM
- Jamille Palú Claudino – Coritiba Crocodiles/PR
- Kissy Barbosa – Wolfsbane/SP
- Krícia Cavalcanti – Valkyrias/AM
- Leislieda Silva – Desterro Atlantis/SC
- Lidiane Lira – Cobrarés/MS
- Maísa Menezes – Vasco Almirantes/RJ
- Milena Lopes – Cobrarés/MS
- Raquel Jacob – Vasco Almirantes/RJ
- Taís Dallabrida – Cobrarés/MS
- Vanessa Azevedo – Capiras/SP
Defesa:
- Amanda Barros – Valkyrias/AM
- Amanda Candido da Silva – São Paulo Storm/SP
- Ana Clara – Piedade Hainus/SP
- Ana Lívia – Piedade Hainus/SP
- Fernanda Justino de Souza – América Bulls/RN
- Fernanda Taketsuma – Portuguesa/SP
- Julia Guimarães Souza – Phoenix Football/SP
- Karen Francine Heinen – Desterro Atlantis/SC
- Linda Vanessa – Valkyrias/AM
- Rafaela de Paula – Valkyrias/AM
- Vitória Putz Doin Vieira – Desterro Atlantis/SC
- Vitória Santana Silva – Caniballs/SP
Ver essa foto no Instagram
Integração no training Camp
Com as novas integrantes, a seleção feminina irá se reunir nos dias 19 e 20 de novembro para um training camp, em local que ainda será informado. Já o próximo compromisso da equipe por um torneio acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, em Itapecerica da Serra (SP), onde será disputado o 1º Sul-Americano da categoria.
“Queremos adaptar as novas atletas o mais rápido possível ao playbook base da seleção, este ano ainda, para que no ano que vem a gente já consiga colocar elas mais em jogo, em sintonia com o resto da equipe. Nesse primeiro training camp a gente vai ter uma parte separada para o Sul-Americano, especificamente, e outra para adaptação dessas atletas”, comentou Ana Luiza Cazarin, Ofensive Coach da seleção, em live no YouTube.
A convocação oficial para a disputa do torneio, no entanto, está prevista para ser anunciada no final de outubro. Ao todo, serão 20 atletas representando a seleção brasileira feminina na competição.
Próximos passos
“O primeiro campeonato vai ser agora em dezembro, em Itapecerica da Serra, mas ano que vem já tem Intercontinental, que é como se fosse uma eliminatória para o Mundial. E em 2024 já tem o próximo Mundial. Estamos pensando lá na frente e fazendo com que nossa base de atletas seja mais forte”, complementou Ingrid Camargo.
A treinadora defensiva ressaltou que essa foi a primeira lista de novas jogadoras convocadas nesse processo de renovação e fortalecimento do elenco. A ideia da seleção feminina é realizar training camp abertos e chamar mais nomes futuramente. “Não parem, pois estamos só começando e nosso plano é de longo prazo”, concluiu.
A equipe irá realizar um training camp aberto para quarterbacks e recebedoras nos dias 15 e 16 de outubro, em São Paulo. A comissão também pretende organizar uma atividade específica para defensoras no começo do ano que vem.
Assista à live de convocação
[…] comentar sobre o nível das seleções do Brasil, Zapparoli não poupou elogios aos head coaches e ao projeto das equipes. “No feminino eu […]