O Santa Cruz Pirates foi o grande campeão da Liga Nordeste de 2018 ao derrotar o surpreendente Carrancas FA em Petrolina por 26 a 20, neste sábado (8). Invictos, os times pernambucanos lutavam por uma vaga na Conferência Nordeste da BFA 2019. Enquanto os mandantes da decisão em Petrolina tentavam fazer história e conseguir o acesso em sua primeira tentativa, a equipe da capital queria retornar à elite do futebol americano na região, de onde veio no ano passado. E foi o que aconteceu.
O jogo
O Carrancas saiu na frente e parecia que podia levar a taça de campeão da Liga Nordeste empurrado por sua torcida. O time abriu o placar no passe do quarterback americano Green para o wide-receiver João Victor (xp sem sucesso) e ampliou para 13 a 0 em nova jogada de Green, desta vez para o compatriota Lynch (com xp executado com sucesso por Silveira).
O Pirates reagiu e diminuiu para 13 a 7 após touchdown corrido de Rafael Silveira, com ponto-extra no meio do “Y” de Felipe Coelho. O empate no placar veio com uma pick-six do cornerback Mogli, do Pirates, mas Felipe Coelho não confirmou o ponto-extra: 13 a 13.
A virada no placar dos recifenses veio de forma extremamente plástica, em lance que não se vê sempre em terras brasileiras. Após passe do quarterback americano do Carrancas para o compatriota Lynch, o cornerback Mogli, de novo, literalmente roubou a bola de Lynch e partiu para a endzone – 20 a 13 Pirates (sem sucesso no ponto-extra).
Na volta do intervalo, um dos retornadores mais espetaculares do Brasil fez o que faz melhor: quebrar vários tackles, correr o campo todo e marcar touchdown – Gil Silva deixou tudo igual novamente, com 20 a 20 no placar (xp confirmado por Silveira).
O touchdown que deu a vantagem derradeira para o Santa Cruz Pirates veio com um dos destaques do jogo corrido da Liga Nordeste, o running back Felipe “Boi” – 26 a 20 (sem ponto-extra).
O Carrancas ainda tentou virar. Em mais uma ação crucial na partida, Mogli evitou o touchdown de Lynch já na endzone, evitando a posse da bola do americano. Faltando um minuto, a pressão do time da casa foi forte, mas a defesa do time da capital pernambucana evitou a chegada à endzone e deixou o ataque do Pirates em campo apenas para ajoelhar e decretar a vitória, o título da Liga Nordeste e o retorno à BFA em 2019.
O que vem por aí no Nordeste
Para o Santa Cruz Pirates, 2019 significa o retorno à elite do futebol americano, participando da Conferência Nordeste da BFA. Já o Carrancas FA permanece na Liga Nordeste e tentará a vaga inédita para o time de Petrolina no ano que vem.
A Liga Nordeste ainda vai ganhar a participação em 2019 do Fortaleza Tritões, time que venceu a Copa Nordeste (equivalente à terceira divisão) neste ano. O CSA Guerreiros desce da Liga Nordeste para a Copa.
> Tudo sobre a Conferência Nordeste da BFA 2018
> Saiba mais sobre a Liga Nordeste em 2018
> Confira como foi a Copa Nordeste em 2018
[…] Pirates vence final emocionante e volta à elite nordestina em 2019 […]