Em partida equilibrada até a parte final do último quarto, no último sábado (28) o Rondonópolis Hawks recebeu o Cuiabá Arsenal no Estádio Toca do Tigrão pela final da Conferência Centro-Oeste da Liga BFA e confirmou o favoritismo no confronto, vencendo pelo placar de 26 a 12.
O jogo
O time da casa começou a partida de forma ousada, chutando um onside kick. No entanto, o insucesso na tentativa deixou o ataque do Arsenal em boa posição de campo, capitalizada em passe de Gustavo Ourique para Daniel Nkonkomalimba anotar o primeiro touchdown – 6 a 0 com o chute extra bloqueado.
Após troca de punts, no início do segundo quarto o Hawks chegou à endzone em campanha marcada por bons avanços terrestres, empatando a partida em 6 a 6 com a corrida de Leonardo Silveira – outro chute extra não anotado. E a virada veio na campanha seguinte do adversário, com pick six anotada por Mateus Henrique após interceptação – 13 a 6 com o chute extra.
O pouco tempo antes do intervalo ainda reservava uma reação por parte do Arsenal, com Gustavo Ourique lançando o segundo touchdown, agora para Samuel Vilela. No entanto, a tentativa de conversão de dois pontos não foi bem-sucedida e a equipe permaneceu atrás no placar – 13 a 12.
O time de Rondonópolis voltou para o terceiro quarto novamente ousado, buscando conversão de quarta descida para três jardas ainda no campo de defesa, sem sucesso. No entanto, o Arsenal não conseguiu aproveitar a boa oportunidade e saiu de campo sem pontuar.
E na campanha seguinte, novamente em situação de fourth down perigoso, e dentro da própria redzone, dessa vez o Hawks foi letal, com Adner Sanchez correndo para mais de 90 jardas e anotando seu touchdown – 19 a 12 sem a conversão de dois pontos.
No início do último período, após interceptação de Nolan Bernat, o time de Cuiabá voltou para o jogo. No entanto, apesar de alcançar a redzone adversária, a defesa de Rondonópolis “subiu o paredão” e, após dois sacks, impediu qualquer pontuação.
Com menos de seis minutos no relógio, o Hawks começou a controlar o tempo utilizando o jogo corrido, e ainda foi “premiado” em bela jogada da linha ofensiva e do runningback Karl Henrry (revelado pelo Arsenal) para mais de 50 jardas até o touchdown – 26 a 12 com o chute extra.
O ataque da equipe de Cuiabá ainda conseguiu avançar até a linha de duas jardas adversária, mas um fumble sofrido tirou qualquer chance de virada. Então, bastou ao Rondonópolis gastar os dois minutos finais para confirmar sua vitória e o primeiro título de conferência da história.
O que vem por aí
Em confronto previsto para o final de semana dos dias 12-13 de Outubro, o Rondonópolis Hawks aguarda o vencedor da partida entre Remo Lions e Manaus FA pela Conferência Norte para conhecer seu rival no wildcard nacional, que valerá vaga à semifinal contra o campeão da Conferência Sudeste (Galo FA ou Vasco Almirantes).
> Confira tudo sobre a Liga BFA em nossa página especial