
O futebol americano brasileiro terá um encontro voltado para discutir os caminhos da modalidade fora das quatro linhas. No dia 24 de setembro (quinta-feira), o Rio de Janeiro receberá o 2º Fórum Brasileiro de Futebol Americano, evento organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) em parceria institucional com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Realizado durante a semana do NFL Rio Game, o Fórum reunirá representantes do esporte brasileiro, Movimento Olímpico, NFL, marcas, mídia, atletas e parceiros para discutir o presente e o futuro do futebol americano e do Flag Football no país.
Releia: Felipe Formiga, dos Dolphins: “O FABR tem que ser visto com a seriedade que tem”
O encontro acontecerá no CT Time Brasil, na Barra Olímpica, e terá uma programação dedicada a temas que envolvem desde o desenvolvimento esportivo até negócios, comunicação e entretenimento.
Flag Football e Los Angeles 2028 no centro das discussões
Um dos principais temas do Fórum será o Flag Football e sua entrada no programa olímpico, com destaque para o ciclo de preparação para Los Angeles 2028.
O primeiro painel, “Flag Football e Movimento Olímpico”, será realizado em parceria entre COB e CBFA e abrirá a programação de debates. A discussão deverá abordar o desenvolvimento da modalidade no Brasil e sua relação com o Movimento Olímpico.
A presença do Flag Football nos Jogos de Los Angeles coloca a modalidade diante de uma nova etapa de desenvolvimento, envolvendo formação de atletas, estrutura esportiva e preparação para o alto rendimento.
NFL Rio Game também estará em pauta
A proximidade com o jogo da NFL no Rio de Janeiro também será um dos pontos centrais do evento.
A programação prevê uma entrevista especial sobre o NFL Rio Game, marcada para as 16h, criando uma conexão direta entre o principal evento da semana e o cenário de desenvolvimento do futebol americano brasileiro.
Em outro painel, “NFL no Brasil: muito além do jogo”, os participantes discutirão a presença da liga no país e questões relacionadas ao crescimento da modalidade, audiência e desenvolvimento de novos praticantes.
A proposta é analisar o impacto da expansão da NFL no Brasil para além dos dias de partidas, considerando a relação entre fãs, atletas, projetos e o desenvolvimento da modalidade.
Marcas, mídia e entretenimento
O Fórum também dedicará espaço à relação entre futebol americano e mercado.
O painel “Quando o esporte vira plataforma de marca” colocará em discussão como a modalidade pode se conectar a empresas e parceiros comerciais. Na sequência, o evento abordará a comunicação do esporte no painel “Quem conta a história?”, voltado à relação entre esporte, mídia e cultura.
A presença desses temas mostra que o encontro não estará restrito ao campo esportivo. A CBFA pretende reunir diferentes setores envolvidos na cadeia do futebol americano para discutir como a modalidade pode ampliar sua presença no Brasil.
Atletas encerram programação
O encerramento terá a participação de atletas, que terão espaço para compartilhar suas experiências e perspectivas sobre o desenvolvimento do Flag Football e do futebol americano no país.
A programação oficial prevê o encerramento com atletas entre 19h15 e 19h40.
Dessa forma, o Fórum reúne em um mesmo espaço diferentes perspectivas: dirigentes esportivos, representantes do Movimento Olímpico, NFL, empresas, mídia e quem está dentro de campo.
Evento acontece na semana do NFL Rio Game
A realização do Fórum poucos dias antes do NFL Rio Game coloca o evento dentro de uma semana de grande exposição para o futebol americano no Brasil.
Enquanto a NFL levará novamente uma partida da temporada regular ao país, o Fórum propõe uma discussão sobre o que pode ser construído a partir dessa visibilidade, especialmente em um momento em que o Flag Football se prepara para sua estreia olímpica em Los Angeles 2028.
A segunda edição do Fórum dá continuidade ao encontro realizado em 2025 e amplia a discussão para temas ligados ao alto rendimento, Olimpíadas, NFL, negócios, mídia, audiência e desenvolvimento da modalidade.
Mais do que acompanhar o crescimento do futebol americano no Brasil, a proposta do evento é reunir os diferentes atores envolvidos para discutir os próximos passos do esporte.
Serviço
2º Fórum Brasileiro de Futebol Americano
Data: 24 de setembro de 2026
Horário: 14h às 19h40
Local: CT Time Brasil – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 851, Barra Olímpica, Rio de Janeiro-RJ
A confirmação de presença é feita por meio do formulário divulgado pela CBFA: clique aqui.
Presenças confirmadas:
- Marco La Porta — Presidente do COB
- Yane Marques — Vice-Presidente do COB
- Emanuel Rego — Diretor-Geral do COB
- Jorge Bichara — Diretor de Esportes do COB
- Bernard Rajzman — membro brasileiro do COI
- Representantes do Ministério do Esporte
- Presidentes das Confederações Olímpicas
- Presidentes das Federações Estaduais filiadas à CBFA
- NFL Brasil e NFL Flag
- Miami Dolphins, Zurich e Oakley
- Parceiros e patrocinadores da CBFA
Programação:
- 15h às 16h: Welcome Coffee e credenciamento
- 16h às 16h15: Abertura
- 16h15 às 16h55: Flag Football e Movimento Olímpico
- 16h55 às 17h20: Entrevista especial — NFL Rio Game
- 17h20 às 18h: Quando o esporte vira plataforma de marca
- 18h às 18h30: Coffee e networking
- 18h30 às 19h10: NFL no Brasil: muito além do jogo
- 19h10 às 19h50: Quem conta a história? Esporte, mídia e cultura
- 19h50 às 20h10: Encerramento com atletas
- 20h10 às 20h20: Encerramento institucional
- 20h20 às 20h30: Foto oficial


