Aos 47 anos, Drew Brees quase voltou à NFL para disputar a final da AFC

8 de agosto de 2026; Canton, Ohio, EUA; o integrante do Pro Football Hall of Fame, Drew Brees, posa com seu busto durante a cerimônia de inclusão da Classe de 2026, realizada no Tom Benson Hall of Fame Stadium. (Foto: Kirby Lee)
8 de agosto de 2026; Canton, Ohio, EUA; o integrante do Pro Football Hall of Fame, Drew Brees, posa com seu busto durante a cerimônia de inclusão da Classe de 2026, realizada no Tom Benson Hall of Fame Stadium. (Foto: Kirby Lee)

Drew Brees esteve muito perto de voltar aos campos da NFL aos 47 anos. O lendário quarterback recebeu uma sondagem do Denver Broncos para disputar a final da AFC na última temporada, após a lesão do titular Bo Nix. A informação foi divulgada pela ESPN e posteriormente publicada pela Reuters.

Brees chegou a considerar a possibilidade de retornar à liga, mas decidiu recusar o convite. O principal motivo foi um desconforto no pulso da mão utilizada para lançar a bola, que gerava dúvidas sobre sua condição para atuar em uma partida de tamanha importância.

A situação ficou ainda mais curiosa porque a iniciativa teria partido dos assistentes técnicos Joe Lombardi e Pete Carmichael sem o conhecimento prévio de Sean Payton, atual técnico do Broncos. Payton trabalhou com Brees durante nada menos que 15 temporadas no New Orleans Saints.

Segundo as fontes, Payton ficou “fascinado e perplexo” ao descobrir que o nome de seu antigo quarterback havia sido considerado para a partida.

Lesão de Bo Nix abriu uma situação de emergência

O Broncos precisou buscar alternativas depois que Bo Nix sofreu uma fratura no tornozelo na partida contra o Buffalo Bills, disputada na semana anterior à final da AFC. Com pouco tempo para preparar uma solução para o confronto contra o New England Patriots, a equipe chegou a considerar um dos maiores quarterbacks da história da franquia adversária, ainda que aposentado havia anos.

No fim, Brees recusou a oportunidade e Jarrett Stidham assumiu a posição de titular. O quarterback completou 17 de 31 passes para 133 jardas, com um touchdown e uma interceptação. O Broncos perdeu por 10 a 7, resultado que levou o Patriots ao Super Bowl LX.

Uma reunião que nunca aconteceu

Caso tivesse aceitado, Brees teria protagonizado uma das histórias mais inusitadas da história recente da NFL. O quarterback havia se aposentado e, em 2026, foi eleito para o Pro Football Hall of Fame, sendo oficialmente introduzido à instituição durante o verão.

Uma volta aos campos também poderia ter afetado sua elegibilidade para o Hall of Fame. O retorno à ativa normalmente reiniciaria a contagem de cinco anos exigida para a elegibilidade. Foi algo semelhante ao que aconteceu com Philip Rivers, que saiu da aposentadoria para jogar pelo Indianapolis Colts na temporada passada e teve seu relógio de elegibilidade reiniciado.

Brees encerrou sua carreira como líder histórico da NFL em jardas aéreas, com 80.358, e atualmente ocupa a segunda posição. Ele também terminou com 571 passes para touchdown, igualmente a segunda maior marca da história. Ao lado de Payton, conquistou o primeiro Super Bowl da história do Saints na temporada de 2009.

O retorno, porém, ficou apenas no campo das possibilidades. Brees preferiu não arriscar e recusou a proposta. Ainda assim, a revelação deixa uma pergunta curiosa: como teria sido ver o quarterback de 47 anos, recém-eleito ao Hall of Fame, entrando em campo em uma final de conferência da NFL?

O próprio Brees já havia confirmado anteriormente que uma equipe da NFL havia entrado em contato demonstrando interesse em seu retorno durante um podcast neste ano.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNFL lança coleção com Turma da Mônica
Tiago Munden
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here