Special team brilha e Panasonic Impulse vence o Campeonato Japonês de Futebol Americano

O Campeonato Japonês de Futebol Americano foi decidido sem touchdowns. Kicker Shintaro Saeki #16, do Panasonic. Marcou todos os 9 pontos na final. Foto: Divulgação X League

No Rice Bowl — final do campeonato nacional de futebol americano japonês — o Panasonic Impulse conquista o título ao vencer o Obic Seagulls por 9 a 7 no Tokyo Dome, em 3 de janeiro de 2026.

Sem touchdown para o vencedor, o jogo foi decidido por três field goals de Shintaro Saeki, veterano kicker da seleção japonesa, que marcou todos os pontos da vitória do Panasonic.

O MVP da partida foi o defensive back americano Joshua Cox (Panasonic), que conseguiu duas interceptações.

Na coletiva, Cox disse: “Fiquei realmente surpreso — meu coração quase parou! Vamos trabalhar para conquistar mais um título ano que vem!” — reforçando a ambição do time de Osaka de vencer o Rice Bowl três vezes seguidos.

História recente e números do Rice Bowl (Campeonato Japonês de Futebol Americano)

O Rice Bowl é o bowl do campeonato japonês de futebol americano, que acontece desde 1984, disputado entre equipes que tiveram melhores desempenhos na X-League — a liga profissional japonesa de futebol americano.

Conquistas do Panasonic Impulse

Com a vitória de 2026, o Panasonic Impulse alcançou seu sexto título do Rice Bowl — o que o coloca entre os times mais vitoriosos da história moderna da competição. Além disso, essa foi a primeira vez na história do time que o Impulse conquistou dois títulos consecutivos.

Em 2025, o Panasonic também venceu o Rice Bowl ao bater o Fujitsu Frontiers por 34 a 27, garantindo o título após três derrotas consecutivas nos anos anteriores.

Top 3 vencedores do Rice Bowl (Campeonato Japonês de Futebol Americano)

Time Títulos
Obic Seagulls 8
Fujitsu Frontiers 8
Panasonic Impulse 6

 

Destaques históricos do Campeonato Japonês de Futebol Americano

Obic Seagulls — tradicional equipe que já acumula 8 títulos, sendo uma das franquias mais bem-sucedidas no futebol americano japonês.

Fujitsu Frontiers — também com 8 títulos, incluindo uma sequência dominante na década passada, onde chegou a conquistar três Rice Bowls consecutivos (2022-2024), Marca que Panasonic busca ano que vem.

Panasonic Impulse — apesar de ter menos títulos que Obic e Fujitsu, o time tem sido uma das forças persistentes e agora entra na disputa por um terceiro título consecutivo em 2027.

As três principais equipes da era moderna do futebol americano no Japão são times corporativos. De modo geral, as equipes da principal divisão japonesa pertencem a grandes empresas, nas quais os jogadores são funcionários, trabalham em regime parcial e recebem liberação para treinos e jogos.

Esse modelo corporativo é uma das formas encontradas para manter ativo um esporte de nicho no país, garantindo estrutura financeira, estabilidade e continuidade às equipes.

Curiosamente, as três empresas que comandam as principais forças da liga atuam nos setores de tecnologia e eletroeletrônicos.

>  Patrocínio de 17 anos acaba no Japão

“X Premier” estreia em maio – novo modelo de liga da X-League

A X-League, divisão de elite da liga japonesa de futebol american, realizou uma coletiva de imprensa no dia 3 de janeiro no Tokyo Dome, mesmo dia do Rice Bowl (final da X League) e anunciou que a partida de abertura da novo modelo da liga “X Premier”, que será lançada neste ano, acontecerá no dia 3 de maio, também no Tokyo Dome. Os times para o confronto inaugural ainda não foram definidos.

A X Premier introduz um novo sistema de “licenciamento”. Onze equipes que atendem a requisitos como orçamento de atividades e vínculo de jogadores profissionais participarão da competição. (Confira os detalhes aqui)

A temporada regular irá até novembro, com uma pausa durante o verão, e cada equipe disputará 10 jogos em sistema de turno único. As seis melhores equipes avançarão para os playoffs, até a final: o Rice Bowl, marcada para 3 de janeiro de 2027.

Equipes licenciadas para X Premier (ordem de desempenho na temporada 2025):

  1. Panasonic Impulse (Osaka)
  2. Obic Seagulls (Chiba)
  3. SEKISUI Challengers (Osaka)
  4. Nojima Sagamihara Rise (Kanagawa)
  5. Fujitsu Frontiers (Kanagawa)
  6. Tokyo Gas Creators (Tokyo)
  7. Elecom Kobe Finies (Hyōgo)
  8. IBM Big Blue (Tokyo)
  9. Fujifilm Ebina Minerva AFC (Kanagawa)
  10. All Mitsubishi Lions (Tokyo)
  11. OrientalBio Silver Star (Kanagawa)
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPatrocínio histórico do futebol americano japonês acaba neste ano
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here