Nigéria e Austrália dominam lista da NFL International Pathway

Criado em 2017, o NFL International Pathway Program (IPP) identifica talentos de elite fora dos Estados Unidos com o objetivo de oferecer a esses atletas a oportunidade de aprimorar e desenvolver suas habilidades e, em última instância, conquistar uma vaga em um elenco da NFL.

Historicamente, o programa recebe jogadores vindos de diversas modalidades esportivas, como rugby, basquete, futebol gaélico, atletismo e outras. O Brasil já teve um jogador selecionado e que atuou pelo Miami Dolphins: Duzão.

A classe de 2026 do International Player Pathway Program é formada por:

Jogador País / Região
Kaia Clarkin Austrália, Nova Zelândia
Kaylan Faumui Austrália, Samoa
Jarrod Gray Austrália, Nova Zelândia
Felix Lepper Alemanha
Kansei Matsuzawa Japão
Joshua Weru Quênia
Laekin Vakalahi Austrália, Nova Zelândia
Collins Arogunjo Nigéria
Uar Bernard Nigéria
Michael Daramola Nigéria
Chibuike Madu Nigéria
Anjola Oketola Nigéria
Seydou Traore Argélia, Costa do Marfim, Reino Unido

“Estamos muito felizes em receber um novo grupo de talentosos atletas internacionais na turma de 2026 do IPP”, afirmou Patrick Long, diretor de Desenvolvimento de Futebol Internacional da NFL. “O IPP é uma peça-chave no crescimento global do nosso jogo, oferecendo um caminho para esses atletas de elite, vários dos quais já alcançaram enorme sucesso na NFL e além. Desejamos à classe de 2026 o melhor dos sucessos quando iniciarem os trabalhos no próximo mês e estamos ansiosos para acompanhar sua evolução ao longo do novo ano.”

Como funciona o NFL International Pathway Program (IPP)

A partir de janeiro de 2026, os atletas do programa serão convidados a treinar futebol americano – em campo e em sala de aula – durante 10 semanas na X3 Performance and Physical Therapy, em Fort Myers, Flórida, antes de apresentarem suas habilidades a olheiros de clubes da NFL.

O IPP faz parte de um compromisso de longo prazo da NFL e de seus 32 clubes para acelerar os esforços de desenvolvimento do futebol americano ao redor do mundo e criar um caminho estruturado para que talentos internacionais possam jogar no mais alto nível.

Os jogadores podem ser contratados como free agents ou, se elegíveis, selecionados no Draft da NFL de 2026. Cada clube da NFL tem direito a uma isenção de elenco para um jogador internacional qualificado desde o início do programa de offseason até o corte do elenco para 53 jogadores. Nessa fase, os jogadores internacionais elegíveis podem ser contratados para uma 17ª vaga no practice squad, reservada a atletas internacionais, em qualquer uma das 32 equipes.

Desde a criação do programa, 70 jogadores internacionais já assinaram com times da NFL (como alocados, draftados ou contratados como free agents), e 22 atletas do IPP estão atualmente em elencos da liga.

Desde 2017, onze desses jogadores foram promovidos a elencos ativos, incluindo:

  • Jordan Mailata (Austrália) – atualmente no Philadelphia Eagles
  • Jakob Johnson (Alemanha) – atualmente no New England Patriots
  • Efe Obada (Reino Unido) – atualmente no Washington Commanders
  • Sammis Reyes (Chile) – elenco principal do Washington Commanders em 2021
  • Thomas Odukoya (Holanda) – atualmente no New England Patriots
  • David Bada (Alemanha)
  • Charlie Smyth (Irlanda)
  • TJ Maguranyanga (Zimbábue)
  • Mapalo “Maz” Mwansa (Reino Unido/Zâmbia)
  • CJ Okoye (Nigéria)
  • Haggai Ndubuisi (Nigéria).

Definição de Jogador Internacional do International Pathway da NFL

Um International Player (IP) elegível é definido como um atleta cuja cidadania e principal local de residência sejam fora dos Estados Unidos e do Canadá, e que tenha, no máximo, dois anos de experiência no ensino médio dos EUA. Além disso, um IP deve: (i) cumprir todas as regras de elegibilidade de jogadores da NFL; e (ii) já ter sido elegível para um Draft anterior da NFL. Um IP pode atuar em qualquer posição, incluindo kicker ou punter.

Regras relevantes do International Pathway da NFL

Cada um dos 32 clubes da NFL pode preencher uma 17ª vaga no practice squad com um jogador internacional elegível. Um atleta pode ser “International Practice Player” por no máximo três temporadas, sendo considerada temporada o período em que o jogador esteja no Practice Squad ou na Active/Inactive List por pelo menos seis jogos (semana de bye conta como jogo). Após a terceira temporada como International Practice Player, ele segue elegível para assinar com o elenco ativo ou com o practice squad de um clube, mas passa a se enquadrar nas regras padrão de elenco (Standard, Exception, Veteran player).

Para mais informações, visite: www.nfl.com/international/player-pathway.

COMPARTILHAR
Artigo anterior“Não podemos ficar presos em ciclos de mundiais que não vão existir”, afirma Brian Guzman
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here