Após a conquista do tetracampeonato mineiro, o Locomotiva FA, antigo América Locomotiva, venceu o Flamengo Imperadores por 33 a 13 na estreia do time na D1 da Superliga FA. Os mineiros, que comemoram seus 20 anos de fundação nesta temporada, entraram em campo com mais de 20 reforços anunciados e não decepcionaram.
Como foi o confronto entre as equipes de Futebol Americano Locomotiva FA e Flamengo na partida válida pela Superliga 2025?
O Locomotiva abriu o placar logo em sua primeira campanha ofensiva, com uma belíssima corrida de Ryan David, que quebrou tackles e avançou quase 39 jardas até a endzone. Lucas Almeida converteu o extrapoint, colocando 7 a 0 no placar. Em seguida, a defesa forçou e recuperou um fumble, dando nova chance ao ataque, que não desperdiçou: Ryan David correu três jardas e anotou seu segundo touchdown. O extra point foi desperdiçado: 13 a 0.
No segundo quarto, o Locomotiva chegou novamente à endzone com uma big play do wide receiver Daniel Martins, que recebeu um passe curto do quarterback Gute Peixoto e correu para o touchdown. O extra point foi desperdiçado: 19 a 0.
O Flamengo sofreu com a pressão defensiva imposta pelos mineiros, o que gerou dois turnovers: um fumble recuperado por Matheus Morais e uma interceptação de Lucas Almeida. Mesmo assim, os cariocas diminuíram o placar após um belo passe do quarterback Patrick Dutton para o recebedor Loan Felisardo. O jogo foi para o intervalo em 19 a 7 a favor do time mineiro.
Na volta do intervalo, o Locomotiva continuou dominante. Gute conduziu uma campanha eficiente, alternando corridas com Ryan David, passes curtos para seus recebedores Arthur Rocha, Daniel Martins e Pedro Henrique, além de uma bela conexão de 23 jardas com o fullback Filipe Guaceroni. O quarto touchdown dos mineiros veio com uma corrida de 3 jardas do running back Thiago Paranhos. Na conversão, o Locomotiva foi para os dois pontos e obteve sucesso: Gute encontrou Martins na endzone e deixou o placar em 27 a 7.
O Flamengo teve dificuldade para reagir. Mesmo com boas conexões de Dutton com Loan Felisardo e Samuel Pelaez, os rubro-negros sofreram com a pressão imposta pela defesa do Locomotiva, com destaque para as atuações de Roberto Schor, Gabriel Zanetti, André Vilela e Lucas Almeida.
No último quarto, Arthur Rocha, dessa vez como quarterback, fez um passe no meio da defesa carioca e Martins, em uma recepção com apenas uma mão, segurou a bola no ar e deixou o ataque em ótima posição. O quinto touchdown veio logo na sequência: Gute encontrou Victor Vilaça livre na endzone. O extra point foi desperdiçado: 33 a 7. O Imperadores conseguiu reduzir a diferença no final do jogo com uma corrida curta para touchdown do quarterback Patrick Dutton: placar final, Locomotiva 33, Flamengo 13.
O que disseram os personagens de Locomotiva e Flamengo após o confronto na Superliga 2025?
No fim da partida, Alexandre Ribeiro, head coach do Locomotiva, disse que o time teve “alguns erros, mas muitos acertos. Esses acertos nos deram a vitória contra um time forte e físico como o Flamengo. Jogar em casa, com o apoio da torcida, sempre faz diferença. Acho que cumprimos o primeiro passo.”
Do lado do Flamengo, o quarterback Patrick Dutton disse que já esperava um jogo difícil. “A defesa deles tem grandes jogadores, inclusive da seleção brasileira. Tentamos impor nosso ritmo, mas perdemos um dos nossos principais recebedores logo no começo da partida, o Clemente. Isso colocou mais pressão nos outros recebedores e no jogo corrido. Demoramos um pouco para engrenar. Cometemos alguns erros. Sabemos que ainda temos um jogo melhor para apresentar. Podemos ser mais competitivos e, em alguns momentos, mostramos que dava para buscar o resultado. Agora é seguir trabalhando.”
O que vem por aí para Locomotiva e Flamengo FA na Superliga 2025?
O Locomotiva agora se prepara para encarar o Vasco Almirantes, no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto, em mais um confronto decisivo. O Vasco deve ter desfalques para o duelo, mas isso não tira o foco do time mineiro. “Independentemente dos desfalques, o Vasco é um time muito tradicional, com um elenco de qualidade. Eles certamente têm jogadores prontos para entrar e desafiar a gente. No fim, temos que fazer nosso trabalho: chegar lá, seguir o nosso processo e buscar a vitória mais uma vez”, disse Alexandre Ribeiro.
Já o Flamengo Imperadores terá pela frente o tradicional Tritões FA, do Espírito Santo. Os times já se enfrentaram na temporada, quando cariocas e capixabas curiosamente atuaram pelo Campeonato Mineiro de Futebol Americano.
> Confira tudo sobre a Superliga 2025 em nossa página especial