IFAF anuncia próximo mundial de Flag Football para 2026 na Alemanha

Após o 13º lugar no Mundial 2024, seleção inicia ciclo para LA 2028: Fotografia: @foto.gragonzaga

A Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) anunciou hoje que a cidade de Düsseldorf sediará o Campeonato Mundial de Flag Football da IFAF 2026, entre 13 e 16 de agosto, marcando um grande marco no caminho do esporte rumo à sua estreia olímpica em Los Angeles 2028.

O campeonato acontecerá no moderno complexo dedicado ao flag football em Düsseldorf, o primeiro da Alemanha, inaugurado este ano pela prefeitura da cidade em parceria com o New England Patriots, da NFL. A organização local ficará a cargo da agência de eventos D.SPORTS, que tem ampla experiência na realização de grandes eventos esportivos na região.

O local receberá as 16 melhores seleções nacionais masculinas e femininas do mundo em um novo formato altamente competitivo. A competição segue um processo de qualificação ampliado, incluindo os quatro Campeonatos Continentais de Flag Football da IFAF em 2025, que começaram com o primeiro torneio da história na África no mês passado.

O evento terá uma abordagem inovadora em sua apresentação, aproveitando a experiência de Düsseldorf em sediar grandes eventos e contando com o reconhecido know-how da NFL em promoção, engajamento de fãs e produção. Essa estratégia destaca a parceria de longo prazo entre a IFAF e a NFL, com o flag football como peça central do plano de expansão internacional.

> O desempenho do Brasil no último mundial

Autoridades comentam sobre o Mundial de Flag Football 2026 na Alemanha

Na Alemanha, o interesse pelo futebol americano está em alta, com 20 milhões de fãs da NFL e quatro jogos da temporada regular realizados desde 2022. Um quinto jogo acontecerá ainda este ano em Berlim. O país ocupa a 4ª posição no ranking masculino e a 8ª no feminino da IFAF, com talentos de elite impulsionando ainda mais o crescimento do flag football e inspirando uma nova geração de atletas e torcedores.

Pierre Trochet, presidente da IFAF, declarou: “Esta será uma edição transformadora do Campeonato Mundial de Flag Football, um momento histórico para o esporte e para nossa comunidade global. Düsseldorf, com sua forte conexão com o futebol americano e sua torcida apaixonada, é a sede perfeita para o evento em 2026. Será uma etapa crucial para as seleções que buscam vaga nas Olimpíadas e uma oportunidade incrível para os fãs conhecerem as estrelas desse esporte que está explodindo mundialmente.”

Dr. Stephan Keller, prefeito de Düsseldorf, acrescentou: “Como sede do Campeonato Mundial de Flag Football 2026, Düsseldorf receberá atletas de todo o mundo e lhes dará um palco ideal para esse esporte dinâmico. Queremos contagiar ainda mais a Alemanha com a paixão pelo flag football. Düsseldorf tem uma ligação especial com o futebol americano: a cidade promove esse esporte há décadas, sediou o primeiro festival e congresso europeu em 2025 e tem vasta experiência em eventos esportivos de elite.”

O caminho do Brasil até o próximo mundial de Flag Football em 2026 na Alemanha

As Seleções Brasileiras de Flag Football (feminina e masculina) estarão em ação no torneio regional da IFAF Américas, em setembro (12 a 14), no Panamá. A IFAF já realizou o IFAF África (com vitórias das seleções nigerianas) e irá realizar o IFAF Europa também em setembro (24 a 27), em Paris.

> Conheça o histórico das Seleções de Flag Football do Brasil em nossa página especial 

Há também a possibilidade da realização de um torneio sul-americano no final do ano, onde as duas seleções brasileiras defenderiam seus títulos. A continua participação do Brasil com um dos protagonistas mundiais da modalidade pode ser decisiva na obtenção de uma das seis vagas olímpicas para os Jogos de Los Angeles 2028 – cujo formato da classificação ainda não foi definido pela IFAF e Comitê Olímpico.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorIstepôs derrota Soldiers fora de casa e embola grupo da Superliga
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here