
A Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e o Comitê Olímpico internacional (COI) divulgaram oficialmente o sistema de qualificação para a estreia histórica do Flag Football nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O torneio contará com 12 equipes no total — seis masculinas e seis femininas — com 10 atletas por elenco.
Como país sede, os Estados Unidos já possuem uma vaga garantida em ambos os gêneros, desde que mantenham a participação ativa nos campeonatos mundiais e continentais do ciclo.
Caminho para a vaga olímpica do Flag Football
Para as demais nações, o caminho será dividido em duas etapas principais:
- Campeonato Mundial da IFAF 2026 (Düsseldorf, Alemanha): As duas equipes melhor classificadas (excluindo os EUA) em cada gênero garantem vaga direta para as Olimpíadas. O evento acontece entre 13 e 16 de agosto de 2026.
- Qualifier (Q2 de 2028): As últimas três vagas por gênero serão decididas em um torneio final com 10 equipes. Participarão desta seletiva os dois times melhor rankeados de cada campeonato continental de 2027 (Américas, África, Ásia, Oceania e Europa) que ainda não tenham garantido a vaga olímpica.
O cenário para as Seleções Brasileiras de Flag Football
Com apenas seis vagas por gênero, a classificação do Brasil pode ser bastante árdua. A primeira chance é tentar chegar à final do Mundial de Dusseldorf em agosto próximo. Mas se o Brasil não chegar na final do Mundial, pode conseguir através do qualifier – que é bastante difícil, mas nada improvável.
> Brasil pega grupos difíceis no Mundial de Flag Football na Alemanha
Se o parágrafo anterior descreveu o caminho técnico para chegar aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, as linhas abaixo descrevem o caminho burocrático para tal.
Requisitos dos Atletas:
-
Idade mínima de 18 anos até 31 de dezembro de 2028.
-
Conformidade com as regras de elegibilidade, nacionalidade e antidoping da IFAF e do COI.
O prazo final para a inscrição de esportes nos Jogos de LA28 está definido para o dia 26 de junho de 2028, preparando o terreno para a abertura das competições em julho.


