
A Seleção Brasileira masculina de Flag Football confirmou as expectativas e ficou com a quinta vaga para o Mundial da Alemanha. Ela foi obtida no IFAF Américas da modalidade, com o Brasil vencendo a disputa da repescagem contra rivais sul-americanos: primeiro o Chile, depois a Argentina. As outras quatro vagas ficaram para os semifinalistas EUA, México, Panamá e Canadá.
> Seleção Feminina também garante vaga no Mundial da Alemanha
Dominante, Brasil começou o dia eliminando o Chile
Em terceiro lugar no Grupo A, após duas derrotas para EUA e Canadá e duas vitórias contra Colômbia e Guatemala, o time passou para a fase de repescagem e pegou o quarto lugar do Grupo B, o Chile.
No jogo, o Brasil abriu o placar logo na primeira campanha, em passe do quarterback Vitor Pedalada para Nico Quadros: 6 a 0 (sem pontuação-extra). Na campanha seguinte, mais pontos, agora com Adner (dois pontos após o touchdown e 14 a 0 no placar). O Brasil ampliou para 27 a 0 com dois touchdowns de Vilaça e fez mais dois no safety de Matheus Oliveira.
O segundo tempo trouxe pontuações do Chile na sequência, com conversões de dois pontos. O Brasil respondeu com Matheus Silva e uma big play concluída por Camara: 42 1 16. Camara ainda garantiu o placar na última campanha chilena, ao marcar dois atacantes e forçá-los ao erro nos últimos passos do relógio.
A decisão do quinto lugar e vaga no Mundial contra a Argentina
O Brasil pegou a Argentina na final da repescagem. Os platenses venceram com muita dificuldade a Guatemala por 21 a 20. No Sul-americano, Brasil foi campeão por 35 a 33, quando a Argentina reagiu no final, mas não foi o suficiente.
E a de novo, foi apertado. Mas ao contrário do Sul-americano, com os ataques “on fire”, foi a vez das defesas brilharem, agora no Panamá. Só na segunda campanha de ataque que o Brasil chegou ao lado ofensivo com a recepção de Vilaça – mas sem pontuação.
O touchdown veio na quarta campanha, no passe de Pedalada para Adner, que fez também o ponto-extra: 7 a 0 Brasil. Foi a partir daí que a defesa brilhou. Chermont interceptou um ataque argentino ainda no primeiro tempo; nossos vizinhos responderam na mesma moeda, com o experiente Kuba. Matheus Oliveira ainda bloqueou um passe na defesa antes dos times trocarem de campo.
Na segunda etapa, Rhuan salvou o Brasil por duas vezes na endzone, além de outra importante ação defensiva de Edmar dos Santos. Com a bola no final do jogo, Pedalada soube gastar o relógio, ajoelhar e garantir a vitória do Brasil por 7 a 0.
O que vem por aí para a Seleção Masculina da Flag Football? O Mundial da Alemanha!
O Brasil ficou com a quinta vaga do Mundial ao vencer a repescagem. As outras cinco vagas das Américas foram para as semifinalistas: EUA, Canadá, Panamá e México. Serão 16 times nacionais, masculinos e femininos, a disputarem o título mundial na Alemanha, em Dusseldorf, entre os dias 13 a 16 de agosto de 2026.
Ainda não está definido se o Mundial garantirá uma das cinco vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles (uma já é do anfitrião EUA) – mas a expectativa é de que sim, valha vagas para os Jogos.