Maior da América do Sul, Paulista de Flag Football anuncia temporada 2026

Evento de lançamento do Campeonato Paulista de Flag Football 2026. Foto: Matheus Gonçalves

Na noite desta segunda-feira, no KiaOra Bar, no Itaim Bibi (São Paulo), o presidente da APFA – Paulista de Flag, Rodrigo Feo, realizou o evento oficial de lançamento do Campeonato Paulista de Flag 2026. A competição foi apresentada como o maior campeonato regional de flag football da América do Sul, reunindo categorias masculinas e femininas em diferentes formatos.

A temporada contará com disputas nas modalidades 5×5 masculino e feminino, além da categoria 8×8 masculino — formato considerado a categoria original do Brasil dentro do flag football.  

Estrutura das categorias do Campeonato Paulista de Flag Football 2026

O campeonato 5×5 masculino terá:

  • Divisão Elite: 20 equipes
  • Divisão de Acesso: 10 equipes

No feminino 5×5:

  • Divisão Elite: 12 equipes
  • Divisão de Acesso: 8 equipes

Já a tradicional categoria 8×8 masculino será organizada em:

  • Divisão Metrópolis: 8 equipes
  • Divisão Caipira: 8 equipes

Ao todo, o estadual movimentará dezenas de equipes ao longo do ano, consolidando São Paulo como principal polo do flag football brasileiro. A APFA também planeja implementar categorias de base (modalidade “sub”) em futuras temporadas, ampliando o desenvolvimento da modalidade no estado.

Calendário da temporada

  • 5×5 (masculino e feminino): início em março, com término previsto para novembro.
  • 8×8 masculino: início em março e encerramento em dezembro. 

Atuais campeões

Os atuais campeões entram em 2026 defendendo seus títulos:

  • 5×5 masculino: Spartans
  • 5×5 feminino: Weilers
  • 8×8 masculino: Unicamp Eucalyptus 

Estrutura e organização

Durante o lançamento, Rodrigo Feo destacou que a meta da APFA vai além do tamanho da competição: “Queremos ser não somente o maior campeonato estadual, mas também o mais estruturado, que premia campeões e MVPs. A APFA planeja levar o flag para todas as regiões do estado de São Paulo. O trabalho é árduo, difícil e complexo, principalmente por causa dos custos, mas estamos trabalhando para onerar menos as equipes.”

Segundo Feo, mesmo diante dos aumentos gerais de custos, a organização reajustou apenas 5% no valor total em comparação ao ano anterior: “A APFA envia arbitragem, delegado, faz a filmagem de todos os jogos. O mandante da rodada precisa apenas ceder o campo para os jogos. O restante é responsabilidade da organização.” salientou Feo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorField Goal de 4 Pontos? Conheça a liga que quer inovar o futebol americano!
Próximo artigoBrasil emplaca duas torcedoras no NFL International Fan of the Year
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here