A maldição do 0-2: os Chiefs vão se classificar para os playoffs?

Patrick Mahomes é a esperança de reação do Kansas City Chiefs na temporada da NFL. Foto: Thiago Munden / Salão Oval

A marca da campanha de zero vitórias e duas derrotas sempre foi algo que assombra os torcedores da NFL. É um forte indicativo de que as chances da equipe de alcançar os playoffs ou o Super Bowl diminuem significativamente. Mas quanto exatamente? E isso se aplica ao Kansas City Chiefs, o dono da atual “dinastia” (com três títulos nos últimos seis Super Bowls)?

Desde a expansão dos playoffs em 2020, apenas 11,6% dos times que começaram com duas derrotas conseguiram se classificar à pós-temporada. O número é ainda mais cruel quando pensamos em títulos: desde a fusão de 1970, apenas três franquias – Dallas em 1993, New England em 2001 e os Giants em 2007 – levantaram o Super Bowl após começar 0-2.

O Kansas City Chiefs está em perigo na temporada 2025 da NFL?

Mas colocar os Chiefs na mesma prateleira de estatísticas frias pode ser enganoso. Ao contrário da maioria das equipes que sofrem com o 0-2, Kansas City não está em reconstrução nem tentando provar que pertence à elite. Com o quarterback Patrick Mahomes no comando do ataque e o lendário Andy Reid no banco, a franquia busca nada menos que o quarto Super Bowl dessa era vitoriosa.

É verdade que o início ruim liga o sinal de alerta. Ainda assim, o cenário não é desesperador. As duas derrotas vieram em partidas equilibradas contra adversários de peso – Chargers, que atuou magistralmente no Brasil, e Eagles, na revanche do Super Bowl passado –, ambos fortes candidatos a irem longe em janeiro. Ou seja, não se trata de um time dominado ou sem competitividade, mas de detalhes que acabaram pesando no placar.

Outro fator que joga a favor dos Chiefs é a consistência do trabalho de Reid. Assim como Bill Belichick no auge nos Patriots, suas explicações e ajustes carregam credibilidade, sustentados por anos de sucesso.

Portanto, se a história mostra que começar 0-2 é um mau presságio, o contexto aponta para exceção. O caminho não será fácil: a disputa pela divisão fica mais complicada, e a margem de erro diminui. Mas com Mahomes, Reid, Kelce e um elenco que ainda tem gás para competir no mais alto nível, Kansas City segue como forte candidato aos playoffs – e talvez até mais.

Mahomes nunca teve um 0-3 – será a primeira vez?

O Kansas City Chiefs não têm uma campanha 0-3 desde 2011, ou seja, antes da “Era Mahomes”. Se por um lado, a estatística é um bom presságio para o final de semana, o lado ruim é que se acontecer, as chances de Super Bowl ficam quase nulas, já que nenhum time 0-3 chegou à grande final.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBrasil Masculino derrota sul-americanos e fica com quinta vaga para o Mundial
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here