Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro sub-19 de Futebol Americano, os gaúchos surpreenderam os catarinenses, que jogavam em casa, e venceram de forma contundente por 33 a 02 em Timbó. Apesar da vitória, os gaúchos não irão avançar no Campeonato, por decisão de sua federação, que informou ao Salão Oval que “A FGFA abriu mão da sequência do campeonato, mas estamos trabalhando pra viabilizar a realização de um segundo jogo (contra os catarinenses), em casa”.
Com isso, a final do Campeonato será disputada entre Minas Gerais, que derrotou o Rio de Janeiro no sábado por 21 a 18, e Paraná, que perdeu de São Paulo em casa por 12 a 10, mas como havia vencido por 16 a 13 fora de casa, avançou. A CBFA não confirmou a data da final.
Os special teams fizeram a grande diferença para os visitantes, que tiveram um peculiar treinamento durante o mês de janeiro, como seus integrantes comentaram na entrevista ao Salão Oval.
Já os catarinenses exaltaram a partida dos gaúchos na entrevista e analisaram que a partida foi uma oportunidade de analisar o que é necessário para melhorar.
> Saiba mais sobre o Campeonato Brasileiro sub-19
São decisões como esta que faz o futebol americano do Brasil ainda ser amador, desistindo do campeonato é o fim da picada.