Fotógrafo boicota AFLE após exigências de entrega gratuita de imagens

Lionel Piguet em jogo da J. League (Foto: Aki - Akii27)
Lionel Piguet em jogo da J. League (Foto: Aki - Akii27)

O fotógrafo esportivo, Lionel Piguet, anunciou em sua rede social (Instagram: @lionelpiquet) um boicote à AFLE (American Football League Europe) após denunciar exigências consideradas abusivas nas diretrizes de credenciamento de imprensa da competição. A manifestação ocorreu depois de o Alpine Rams, equipe de futebol americano da Suíça, divulgar orientações específicas para fotógrafos credenciados.

Leia também: Canon aposta em IA esportiva e cria função futebol americano

Segundo o profissional, que afirma ter coberto mais de mil partidas e eventos esportivos ao longo da carreira, incluindo competições da NBA, Copa do Mundo de Rugby e torneios da UEFA, ele nunca havia se deparado com uma situação em que o credenciamento de imprensa estivesse condicionado à entrega gratuita de imagens específicas ao organizador.

As diretrizes divulgadas pelo Alpine Rams estabelecem uma série de requisitos mínimos para a cobertura fotográfica das partidas. Entre eles, estão a produção de imagens de torcedores e espectadores, cheerleaders, voluntários, área VIP, comissão técnica, jogadores sem capacete, momentos de comemoração, patrocinadores e ações de jogo, além de registros da atmosfera do estádio e da experiência do dia da partida.

O documento também determina que as fotografias editadas e selecionadas sejam entregues até 18h da quarta-feira seguinte ao jogo.

Outro ponto questionado pelo fotógrafo é a cessão dos direitos de utilização das imagens. Conforme as regras apresentadas, o clube receberia direitos irrestritos para utilizar gratuitamente as fotografias, inclusive em ações de marketing e publicidade. O crédito aos fotógrafos, por sua vez, seria concedido apenas “whenever possible” (“sempre que possível”).

Reclamação se estende à própria liga

Em nova manifestação publicada após a repercussão inicial, o fotógrafo afirmou que recebeu contatos de diversos jogadores, integrantes de comissões técnicas e representantes da imprensa, que teriam demonstrado preocupação e insatisfação com as regras.

Segundo ele, a questão não estaria restrita ao Alpine Rams. O profissional afirma que teria identificado uma exigência da própria AFLE para que veículos e profissionais de imprensa credenciados forneçam fotografias gratuitamente, sem que exista sequer uma garantia de crédito aos autores.

Diante da situação, o fotógrafo declarou oficialmente seu boicote à liga, ressaltando que as opiniões expressas são de sua própria responsabilidade.

A controvérsia coloca em discussão a relação entre organizações esportivas e profissionais de imprensa, especialmente em relação aos direitos autorais e à utilização comercial de conteúdo produzido por fotógrafos independentes. Embora o credenciamento de imprensa possa estabelecer determinadas condições para a cobertura de eventos, a exigência de produção e cessão gratuita de conteúdo para utilização institucional e publicitária é apontada pelo profissional como incompatível com as práticas que conhece no jornalismo esportivo.

O episódio também chama atenção para o crescimento do futebol americano na Europa e para a necessidade de estruturas profissionais de comunicação acompanharem a expansão da modalidade. Até o momento, a manifestação apresentada pelo fotógrafo representa a sua versão dos fatos, e eventuais esclarecimentos da AFLE ou do Alpine Rams seriam necessários para compreender integralmente as regras de credenciamento e a política de direitos sobre as imagens.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNFL anuncia os melhores atletas de Flag Football de 2026
Tiago Munden
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here