
A Super Final de Flag Football Masculino acontece neste final de semana (22 e 23 de novembro em São Paulo) e uma dúvida comum volta à tona entre torcedores: qual a diferença entre a Super Final, o Brasileirão e a Taça Brasil?
> Saiba como foi o desempenho do Brasil no IFAF Américas de Flag Football
Como é o Brasileirão de Flag Football?
O Brasileirão de Flag Football é o principal campeonato nacional da modalidade, reunindo 139 equipes — 99 no masculino e 40 no feminino — distribuídas em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Na temporada 2025, as equipes disputaram as vagas para a fase final dentro de suas respectivas regiões, entre abril e novembro. No feminino, as vagas foram distribuídas conforme a representatividade regional: Norte (2), Nordeste (4), Centro-Oeste (2), Sudeste (4) e Sul (4). No masculino, o mesmo critério foi aplicado, mas com outra proporção de vagas: Norte (2), Nordeste (3), Centro-Oeste (2), Sudeste (6) e Sul (3).
A temporada 2025 marca também a estreia do nome Brasileirão de Flag Football, o que pode gerar alguma confusão entre os torcedores. Isso porque a competição já teve outras denominações ao longo dos anos, como Copa do Brasil e Circuito Nacional.
Como é a Super Final do Brasileirão de Flag Football?
A Super Final de Flag Football é a etapa decisiva do Brasileirão, reunindo as melhores equipes de cada região em um torneio dividido em duas fases: grupos e mata-mata. Ao todo, 16 equipes compõem a competição.
Além de definir o Supercampeão Nacional da temporada, a Super Final também serve para atualizar o ranking nacional. No feminino, o topo da lista ficou com o Vasco Almirantes (RJ), seguido por Cobrarés (MS) e Desterro Atlantis (SC). No masculino, o título e a definição do ranking serão conhecidos neste fim de semana.
> Vasco é o campeão da Super Final Feminina de Flag Football
Como é a Taça Brasil de Flag Football?
A Taça Brasil é um campeonato nacional que reúne as equipes do Brasileirão que não se classificaram para a Superfinal. Seria uma espécia de final B do Brasileirão.
Diferente da etapa inicial, a Taça Brasil é realizada de forma concentrada. Nesta temporada, o torneio aconteceu em um único fim de semana, em São Paulo (SP), reunindo 12 equipes em um formato idêntico ao da Super Final: fase de grupos seguida de mata-mata.
Na temporada 2025, o campeão masculino foi o Istepôs (SC), seguido por Ximangos (SC) e Amazonas Black Hawks (AM), em segundo e terceiro lugar, respectivamente. No feminino, o título ficou com o Phoenix (SP), com BH Wolves (MG) em segundo e Cavaliers (AM) em terceiro.
> Flag Football é agora um esporte olímpico


