
A velocidade de Tyreek Hill, a precisão de Mahomes ou quem sabe uma nova chance de brilhar para Aaron Rodgers. Imaginou um time desses nas Olimpíadas? Pois pode parar de imaginar! As franquias da NFL votaram hoje, em reunião da Liga em Eagan, Minnesota, para permitir a participação de jogadores da NFL no flag football nos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles (LA28).
A resolução aprovada autoriza a liga a trabalhar com a Associação de Jogadores da NFL (NFLPA), a Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) e as autoridades olímpicas relevantes para estabelecer regras que regulamentem a participação de jogadores da NFL no futebol de flag, que fará sua estreia olímpica em 2028.
Como será o Flag Football nos Jogos Olímpicos da Los Angeles 2028?
O flag football é regulado internacionalmente pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), reconhecida pelo COI, que possui 75 federações nacionais em todos os continentes. Um recorde de 31 países participou do último Campeonato Mundial de Flag Football da IFAF, refletindo o crescimento explosivo do esporte, que hoje tem 20 milhões de praticantes no mundo.
As seleções olímpicas serão escolhidas pelos Comitês Olímpicos Nacionais de cada país, com base nas propostas das respectivas federações nacionais. No caso do Brasil, o COB e a CBFA, respectivamente.
A competição olímpica de flag football terá seis times masculinos e seis femininos, com 10 jogadores por equipe, sendo o jogo disputado no formato cinco contra cinco (5×5).
O Brasil irá disputar, em setembro próximo, o IFAF Américas de Flag Football – que não garante vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Como a vaga será assegurada ainda não está definido pela IFAF.
> Confira como foi a participação do Brasil no último mundial, na Finlândia
Reações das autoridades da NFL, IFAF e NFLPA
“É uma honra incrível para qualquer atleta representar seu país nas Olimpíadas, o ápice do esporte global”, disse o comissário da NFL, Roger Goodell. “Eu sei por experiência própria que a inclusão do flag football nos Jogos Olímpicos gerou um enorme entusiasmo entre os jogadores da NFL, que têm interesse em competir por seus países no palco mundial. Estamos muito felizes que eles terão essa oportunidade.”
“Acolho com grande satisfação o resultado desta votação, que promete adicionar uma nova dimensão ao que já será uma estreia revolucionária do flag football nos Jogos Olímpicos”, disse o presidente da IFAF, Pierre Trochet. “A NFL é a casa das maiores estrelas do futebol americano, que vêm de um número cada vez maior de países, e agora terão a oportunidade de brilhar no maior palco do esporte mundial, mostrando tudo o que faz do flag football um fenômeno global. As 75 federações nacionais da IFAF se unem a mim para agradecer nossos parceiros da NFL por mais esta demonstração de compromisso com o flag football no movimento olímpico. Trabalharemos juntos para garantir que nosso esporte contribua decisivamente para o sucesso dos Jogos de LA28.”
De acordo com os termos acordados hoje, a participação dos jogadores da NFL nas seleções nacionais de flag football começará com um processo de tryout ou qualificação antes da competição olímpica.
“Os jogadores nos expressaram um grande desejo pela honra de competir nas Olimpíadas, e estamos animados por nossos membros poderem representar seus países no mais alto palco internacional”, disse o diretor executivo da NFLPA, Lloyd Howell Jr. “Estamos ansiosos para trabalhar com a liga, a IFAF e as autoridades olímpicas nos termos de sua participação, garantindo que os atletas que competirem tenham proteções à sua saúde, segurança e emprego.”
“Não há dúvida de que o torneio de flag football nos Jogos de LA28 será uma das competições mais emocionantes da história olímpica, e a inclusão de jogadores da NFL elevará o evento a novos patamares”, disse Casey Wasserman, presidente da LA28. “Este marco não seria possível sem o apoio do comissário da NFL, Roger Goodell, da NFLPA, dos donos dos times e, principalmente, dos atletas, que mal podemos esperar para ver em campo em 2028.”