As Valkyrias e o Campo Grande Predadores foram os primeiros times a erguerem a Taça dos Campeões da Copa do Brasil de Flag Football 5×5. O troféu é a grande novidade da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) para a edição deste ano do torneio e possui dois objetivos: premiar os vencedores das Super Finais e homenagear os antigos campeões.
> Confira aqui o calendário de eventos de futebol americano
A Taça do Campeões é gravada com o nome das equipes que já conquistaram o torneio desde a sua primeira edição, realizada em 2013. Ela é complementar aos troféus já existentes, dados aos times vencedores nas categorias feminina e masculina, e será transitória. Ou seja, ficará com os atuais detentores do título até a edição seguinte, quando deverá ser passada adiante.
“Esse ano a gente começou com a Taça dos Campeões. Assim como em outras modalidades, ela é transitória. O time que vencer [a Super Final] tem um troféu que é deles, que fica para sempre, e terá também essa taça, que vai rodando de campeão para campeão e tem gravado o nome de todos os campeões até o momento”, explicou Cris Kajiwara, presidente da CBFA.
Com a vitória sobre o Phoenix (SP) por 21 a 0 no último domingo, as Valkyrias (AM) se sagraram campeãs entre as mulheres e ficarão com a Taça até o início do torneio no ano que vem. Assim como o Campo Grande Predadores(MS), que conquistou o torneio no final de julho ao vencer o Vasco Almirantes (RJ) por 41 a 25.
A Taça
Desejo antigo da entidade, esse troféu foi pensado primeiramente em 2019 e se tornou realidade neste ano. “A Taça dos Campeões foi uma ideia que tive há três anos, quando o Brasileiro virou Copa do Brasil, para mostrar a longevidado do torneio de flag football e homenagear os campeões do passado”, contou Danilo Muller, diretor de esportes da CBFA.
“Além de poder curtir o troféu, os atuais campeões vão gravar o seu nome na Taça, que deverá ser entregue à organização antes da Super Final de 2023”, completou o dirigente.
A Copa do Brasil de Flag foi retomada em 2022 após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19. As Super Finais reuniram os campeões e demais classificados das etapas regionais e foram realizadas no estado de São Paulo, a masculina nos dias 23 e 24 de julho, enquanto a feminina aconteceu no último final de semana.
Confira todos os campeões das Super Finais:
- 2013:
Feminino: São Paulo Storm (SP)
Masculino – Cronos Football (SP)
- 2014:
Feminino: Fluminense Guerreiras (RJ)
Masculino: Goiania Rednecks (GO)
- 2015:
Feminino: Fluminense Guerreiras (RJ)
Masculino: Cuiabá Arsenal (MT)
- 2016:
Feminino: Campo Grande Cobras (MS)
Masculino: Carcamanos (SP)
- 2017:
Feminino: Jacarés do Pantanal (MS)
Masculino: Campo Grande Predadores (MS)
- 2018:
Feminino: Antares Football (RJ)
Masculino: Spartans Football (SP)
- 2019:
Feminino: Cobrarés (MS)
Masculino: Bulls Potiguares (RN)
- 2020:
Sem torneio
- 2021:
Sem torneio
- 2022:
Feminino: Valkyrias (AM)
Masculino: Campo Grande Predadores (MS)
[…] então, elas são presença quase que garantida nas Super Finais de Flag, ficando fora apenas da segunda edição, em 2014. Na sétima tentativa no torneio, as […]