Maior que o Super Bowl? Mundial de Flag Football mira público potencial de 180 milhões

O Brasil participa do Mundial, que vale duas vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles Foto: Yan Barros

E se o futebol americano de bandeira disputasse audiência de igual para igual com o Super Bowl? A provocação parece ousada, mas os números do Mundial de Flag Football da IFAF a colocam sobre a mesa. Em fevereiro, o Super Bowl LX reuniu uma média de 125,6 milhões de telespectadores — e o recorde histórico, do ano anterior, foi de 127,7 milhões. Pois o Mundial que começa nesta quinta-feira (13), em Düsseldorf, projeta alcançar um público potencial de 180 milhões de pessoas ao redor do mundoe o Salão Oval está in loco para trazer tudo de perto, acompanhe em nossas redes sociais!

Vale a ressalva: 180 milhões é o alcance potencial da transmissão — o teto de pessoas que o sinal pode atingir —, e não audiência confirmada, como são os números do Super Bowl. Ainda assim, é um patamar que, até pouco tempo atrás, seria impensável para a modalidade, que agora se apresenta como o primeiro qualificatório olímpico do esporte, rumo a Los Angeles 2028.

O número aparece no anúncio da IFAF sobre a distribuição de transmissão do torneio, a mais ampla da história do flag football. A base é o primeiro acordo global de mídia da entidade, firmado em maio com a DAZN, que assinou contrato plurianual para cobrir o esporte em sua caminhada até os Jogos.

Além da DAZN, o Mundial terá transmissão regional em diversos mercados, com cobertura ao vivo ou em melhores momentos:

  • Canadá – CBC Gem / ICI TOU.TV
  • China – Tencent
  • Alemanha, Áustria e Suíça – RTL+
  • México – ESPN México (digital)
  • Panamá – Medcom
  • Espanha – Mediaset
  • Reino Unido – Sky Sports Action
  • Estados Unidos – NFL Channel (FAST), NFL no YouTube e NBC Universal

Como serão as transmissões do Mundial da Alemanha de Flag Football?

No mundo todo, os jogos da fase de grupos, as partidas de classificação e as quartas de final serão exibidos gratuitamente pelo canal @IFAFMedia no YouTube. Já as semifinais e as decisões de medalha, com produção completa, terão transmissão ao vivo e gratuita pela DAZN ao longo do fim de semana. No total, estão previstas mais de 112 horas de cobertura.

O sinal internacional será produzido pela Spontent em parceria com a NFL. A equipe de narração e comentários das semifinais e finais reúne Rhett Lewis (narração), Kate Allman (narração), Ashley Docking (comentários) e os repórteres de campo Nykolas Pierre-Masse e Nausicaa Dell’Orto — esta última, ex-capitã da seleção italiana de flag football. A cobertura ao vivo ainda ganha reforço do Flag Focus, novo programa diário produzido pela equipe do vodcast WhatTheFlag?!, com episódios lançados todas as noites no canal da IFAF durante o campeonato.

Para a agência responsável pela distribuição de mídia da IFAF, chegar a um público potencial de 180 milhões representa uma verdadeira mudança de patamar para o esporte, que hoje conta com a mais robusta plataforma de mídia de sua história. Os organizadores do Flag Focus, por sua vez, destacam a proposta de aproximar os fãs das histórias e dos personagens por trás do torneio.

O Mundial será disputado no complexo de flag football de Düsseldorf-Garath, construído especialmente para o evento, com expectativa de mais de 20 mil espectadores e cerca de 200 profissionais de imprensa credenciados.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMadden NFL 27 ganha versão exclusiva para Apple Arcade
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here