Craque Renato Munford responde o que é melhor: Futebol americano ou Flag?

Atleta de ponta da Seleção Brasileira de Flag Football, Renato Munford é o híbrido perfeito entre o Flag Football e o Futebol Americano, com destaque em ambas modalidades. Tendo iniciado no flag em 2016 para só depois fazer a transição para o futebol americano (FA), o jogador é referência no debate Flag x FA. Segundo Munford, o ganho é mútuo: “O flag me ensinou muitos fundamentos do futebol americano. E o que o FA traz pro flag, além do físico, é a parte do contato e a resiliência. No nível internacional, o flag tem contato, não é aquele esporte que ninguém rele em ninguém”.

A exigência física de atuar em alto nível nas duas frentes, no entanto, cobra o seu preço. Em 2022, Munford precisou colocar as prioridades na balança e optou por focar exclusivamente no flag football para conciliar a rotina de atleta com a vida profissional. Como personal trainer, a preservação física foi decisiva na escolha. “Bota na ponta do lápis e veja a sua realidade. Se você é novo e tem pretensão de jogar na Europa, nos Estados Unidos ou Canadá, marcha no FA que vai abrir inúmeras portas. Se não tem essa pretensão, o flag traz experiências incríveis, clima maravilhoso e permite cuidar melhor do corpo”, aconselha o atleta.

Expectativa para o Mundial de Flag Football da Alemanha

Com a bagagem de quem está na Seleção desde 2021, o jogador chega para o Mundial da Alemanha com uma postura totalmente transformada. Se na primeira experiência internacional o ambiente de novidade era o fator principal, desta vez o foco está voltado estritamente para a performance e a conquista de resultados históricos para o país no cenário global da modalidade.

Repescagem olímpica para Flag Football acontecerá no Canadá e na Flórida

Essa mudança de postura reflete o amadurecimento não apenas individual, mas de todo o programa da Seleção Brasileira na busca por posições de topo no ranking internacional. “Sempre tem aquela ansiedadezinha boa, mas hoje eu vou com outra cabeça. Costumo dizer pra galera que não tô indo pra fazer amizade, tô indo pra jogar, performar e botar o Brasil no topo. A gente tem uma meta e vai atrás dela”, finalizou Munford.

Assista a íntegra da entrevista com Renato Munford em nosso canal do YouTube

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor vaga olímpica, Brasil traz “espião” mexicano para Mundial de Flag Football
Avatar
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here