O último domingo (31) foi marcado pelo Torneio Nacional de Flag Football Feminino sub-15, promovido pela NFL Flag no Brasil e vencido pela AEVA Amazonas. A iniciativa foi a concretização dos ideais da maior liga esportiva do mundo com a modalidade: utilizar o Flag Football para popularizar o futebol americano pelo globo e também mostrar que não só os meninos podem e devem jogar a modalidade, mas também as meninas.
Foi isso que Afia Law, Head of Flag Football International Development da NFL Flag, conversou conosco em entrevista exclusiva. Perguntada se o Flag Football Feminino é uma prioridade, respondeu: “É definitivamente uma prioridade (o Flag Football Feminino). O Flag Football é um esporte acessível e a NFL Flag quer reduzir as barreiras de participação, queremos que todos tenham a chance de participar, seja de onde você venha, se você é menina ou menino. Queremos remover essas barreiras. Esse torneio é apenas o começo da NFL Girls Pathway”, afirmou.
Também questionamos se o Flag Football é a principal ferramenta para a NFL alcançar todo o globo: “Sim, totalmente, é um esporte muito acessível, você só precisa da bola e das flags e jogar. O Flag Football é muito especial neste sentido, podemos alcançar muitas pessoas com ele”
Confira a íntegra da entrevista com a executiva da NFL em nosso canal do YouTube: