IFAF abre candidatura para países sedes dos Continentais de Flag Football 2027

Foto: Grasi Gonzada / Flag Football Brasil
Foto: Grasi Gonzada / Flag Football Brasil

A Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) abriu oficialmente o processo de candidatura para escolher as sedes dos próximos Campeonatos Continentais de Flag Football, que acontecerão em 2027.

Desde 2023, os torneios continentais masculinos e femininos são disputados a cada dois anos, reunindo seleções da África, Américas, Ásia-Oceania e Europa.

A expectativa em torno da edição de 2027 será ainda maior, já que os campeonatos acontecerão após o Mundial de Flag Football de 2026, marcado para Düsseldorf, na Alemanha, e antecederão a aguardada estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Organizações interessadas em sediar os torneios devem se registrar junto ao diretor-geral da IFAF, Andy Fuller, a candidatura para sediar os jogos.

Candidatura do Brasil

Brasil deve se candidatar e já tem histórico de sediar Sul-Americano de Flag Football em 2022 na cidade de Itapecerica da Serra, que contou com participação de 5 seleções: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. Além também do Sul-Americano de tackle em Brasília no ano seguinte, disputado entre Brasil, Chile e Colômbia.

Histórico recente dos continentais

Em junho, o Egito foi palco do primeiro torneio continental organizado na África, onde a Nigéria brilhou ao conquistar o título tanto no masculino quanto no feminino. Já nas Américas, o Panamá receberá as seleções entre os dias 12 e 14 de setembro, com destaque para os reencontros entre México e Estados Unidos no feminino — rivais em uma final eletrizante nos Jogos Mundiais realizados em agosto, na China, e, claro, a atuação da seleção brasileira.

Na Europa, Paris sediará o campeonato continental de 25 a 27 de setembro, reunindo 43 equipes de 25 países em busca da medalha de ouro.

Os atuais campeões continentais:

  • Nigéria (masculino e feminino – 2025)
  • Estados Unidos (masculino e feminino – 2023)
  • Japão (feminino – 2023)
  • Tailândia (masculino – 2023)
  • Grã-Bretanha (feminino – 2023)
  • Alemanha (masculino – 2023)
COMPARTILHAR
Artigo anteriorBrasil Onças disputa o IFAF Américas Flag Football em busca de vagas para o Mundial
Iniciou no esporte como jogador no Amazon Black Hawks (Manaus) em 2009. Passou pelo GET Eagles (atual Galo) e se aposentou dos campos em 2016, passando a atuar na diretoria da equipe. Em 2017, tornou-se membro da Touchdown Mineiro e da FABr Network, cobrindo principalmente o futebol americano em Minas Gerais. Ingressou no América Locomotiva em 2018 e, no mesmo ano, passou a integrar a FEMFA. Em 2021, foi vice-presidente da CBFA na chapa com Cris Kajiwara. Desde 2016, atua também como narrador, comentarista, colunista, fotógrafo e cinegrafista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here