A exclusão do Manaus FA da Superliga 2025 ganhou um novo capítulo. A equipe havia dito que entraria na Justiça para reaver o seu direito de participar da competição e houve desdobramentos diante da Confederação Brasileira de Futebol Americano não reestabelecer o time após decisão liminar do dia 3 de outubro.
> Entenda o caso: Superliga exclui Manaus FA, que promete entrar na Justiça
Jogos decisivos das semifinais regionais da Superliga D1 das Conferências Sul, Sudeste e Nordeste estavam marcados para este próximo final de semana, com vendas de ingresso e organização já em prosseguimento. Tudo deve parar, já que o Tribunal de Justiça do Amazonas rebateu os embargos de declaração da CBFA em relação a decisão do dia 3 de outubro.
Para a defesa da CBFA, a decisão judicial feita no Amazonas teria incompetência territorial (já que a CBFA tem sede em São Paulo) e da ausência do esgotamento da esfera desportiva. Em um documento de sete páginas, o juiz Mateus Guedes Rios refuta os pontos, determina a reintegração do Manaus FA na Superliga e impõe proibição de partidas da Superliga no Amazonas e multa de R$ 1 milhão por descumprimento.
“II – Suspensão de partidas: Para evitar a consolidação de um ilícito e assegurar o resultado prático equivalente, DETERMINO a suspensão imediata da realização de todas as partidas da Superliga Nacional de Futebol Americano que deveriam acontecer no município de Manaus/AM, até a efetiva e comprovada reinclusão da ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ESPORTIVA MANAUS (MANAUS FUTEBOL AMERICANO) no campeonato, conforme determinado na liminar de 03/10/2025 (mov. 6.1);
III – Multa por descumprimento da suspensão: Em caso de desobediência flagrante à ordem de suspensão das partidas, fixo multa no montante de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por cada evento ou partida realizada em desacordo com esta decisão. Este valor elevado reflete a gravidade do descumprimento e o intuito de coibir de forma veemente qualquer tentativa de ignorar a determinação judicial;”
> Confira a íntegra do TJAM sobre Manaus FA x Superliga / CBFA
A decisão não especifica que partidas fora de Manaus estão proibidas, mas sim a reintegração do Manaus FA. No entanto, um dos semifinalistas da Superliga passa pela cidade. Pela decisão até aqui, o Manaus FA estaria fora do campeonato e o Manaus Cavaliers é quem receberia o Rondonópolis Hawks para determinar um dos semifinalistas do campeonato.
Resposta oficial da CBFA para decisão judicial favorável ao Manaus FA na Superliga
Em seu site oficial, a Superliga se pronunciou sobre o ocorrido: “A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) informa que, em cumprimento à decisão proferida pela 8ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus/AM, no processo nº 0270821-93.2025.8.04.1000, as partidas da Divisão 1 da Superliga Nacional de Futebol Americano estão temporariamente suspensas a partir desta quarta-feira, 15 de outubro de 2025. A medida visa assegurar o fiel cumprimento da determinação judicial e preservar a regularidade e integridade das competições nacionais, em respeito às decisões do Poder Judiciário”.
> Confira a íntegra da posição da CBFA em seu site oficial
O que ainda pode acontecer?
A entidade aponta que “oportunamente” divulgará novas informações sobre o calendário. Com isso, novas datas para as partidas que aconteceriam neste próximo final de semana serão divulgadas e também uma possível reintegração do Manaus FA.
O que não ocorreu até agora foi a manifestação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o caso – ponto que a CBFA colocou no seu segundo item dos embargos de declaração. Tal posicionamento pode reverter decisões e mudar todo o cenário novamente.