Brasil Feminino vence repescagem no Panamá e garante vaga no Mundial de Flag Football

Gabi Bankhardt, embaixadora de Flag Football da NFL e Miami Dolphins, marcou um touchdown na decisão contra a Guatemala no IFAF Américas Foto: Yan Barros @byarros

A Seleção Brasileira Feminina de Flag Football garantiu uma vaga no Mundial da modalidade na Alemanha no ano que vem ao derrotar a Guatemala na repescagem por 49 a 6. A expectativa foi cumprida, com as atletas conseguindo evoluir o seu desempenho ao longo da cura competição realizada no Panamá, o intercontinental conhecido como IFAF Américas.

Como foi a repescagem no Panamá que definiu a vaga da Seleção Feminina no Mundial de Flag Football?

Depois de um sábado instável, em que o Brasil derrotou a Colômbia, mas não conseguiu jogar contra a Jamaica devido às chuvas, a Seleção avançou direto para a partida decisiva da repescagem contra a Guatemala. Isso devido à anulação do jogo contra a Jamaica, que já não faria diferença na classificação.

Em campo, o Brasil começou com a acrobática interceptação de Fernanda Justino e na sequência o touchdown de Milena Lopes (sem ponto-extra): Brasil 6 x 0 Guatemala. Na campanha seguinte, Lara Torelli recebeu na endzone e ampliou. A Guatemala só pontou em toda a partida em sua segunda campanha, diminuindo para 12 a 6.

A resposta veio novamente com Lara Torelli, em jogada sensacional, recebendo no ataque e avançando para a endzone, deixando adversárias na saudade (18 a 6). Garantindo a disrupção das centro-americanas, sempre ela, Fernanda Justino, que conseguiu uma interceptação ainda mais acrobática que a primeira.

Ainda no primeiro tempo, o Brasil ampliou com mais dois touchdowns – um de Gabi Bankhardt e outro de Jennifer Leitão, que subiu mais que duas marcadoras para ficar com a bola. No começo do segundo tempo, Jennifer ainda fez mais um (36 a 6).

O Brasil continuou acelerando na segunda etapa. Ellen Bruna e Milena Lopes fizeram mais dois touchdowns, com Milena também garantindo a única pontuação-extra do Brasil no jogo. E para garantir o placar final de 49 a 6, mais uma interceptação do Brasil, desta vez com Thamires Soares.

O que vem por aí para a Seleção Feminina da Flag Football? O Mundial da Alemanha!

O Brasil ficou com a quinta vaga do Mundial ao vencer a repescagem. As outras cinco vagas das Américas foram para as semifinalistas: EUA, Canadá, Panamá e México. Serão 16 times nacionais, masculinos e femininos, a disputarem o título mundial na Alemanha, em Dusseldorf, entre os dias 13 a 16 de agosto de 2026.

Ainda não está definido se o Mundial garantirá uma das cinco vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles (uma já é do anfitrião EUA) – mas a expectativa é de que sim, valha vagas para os Jogos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here