Nigéria domina o IFAF Flag Football África e vai para o Mundial 2026

A Nigéria dominou a África e venceu o continental da IFAF, garantindo vagas no Mundial de 2026 Foto: Divulgação IFAF

A “Gigante da África” confirmou seu apelido e conquistou os dois títulos no primeiro campeonato continental de IFAF Flag Football África, realizado no Egito. Com isso, as seleções nigerianas se tornaram as primeiras classificadas para o Campeonato Mundial de Flag Football de 2026, onde representarão o continente entre 16 nações.

IFAF Flag Football África: Vitória nigeriana no feminino

No estádio Club One Maadi, no Cairo, a Nigéria derrotou Marrocos por 26 a 12 e levantou o troféu no feminino. As marroquinas haviam vencido as anfitriãs Egito por 19 a 13 na disputa pelo bronze no mesmo dia.

“É uma grande conquista, e estou orgulhosa de cada mulher aqui”, disse a quarterback nigeriana Anuoluwapo Bello, que lançou para quatro touchdowns na partida. “Mostramos do que somos capazes e, no segundo tempo, conseguimos virar e vencer.”

wide-receiver Esther Kalu marcou os primeiros pontos da Nigéria e ainda anotou um segundo touchdown, mas Marrocos reagiu com dois touchdowns de Maryem Zeafari. Favour Eric colocou a Nigéria novamente à frente, e Mofeoluwa Akinrinmade garantiu a vitória ao aproveitar um espaço na defesa marroquina para marcar o touchdown decisivo.

Classificação final do IFAF Flag Football África 2025 – Feminino (Cairo):

  1. Nigéria
  2. Marrocos
  3. Egito

IFAF Flag Football África: Ouro para a Nigéria no masculino em jogo emocionante

No masculino, o Egito sofreu uma derrota por um único ponto (13 a 12) diante de sua torcida – justo a final! A Nigéria garantiu o ouro após um extra-point bem-sucedido, que fez a diferença no placar.

touchdown decisivo foi conquistado por Folawiyo Farouk, e o center Edidong Udombat levou o placar para 13 pontos. O Egito reagiu com um touchdown de Youssef Geith antes do intervalo e outro de Ziad Ammar no segundo tempo, mas a defesa nigeriana segurou a vantagem.

“É incrível, surreal, histórico… inacreditável!”, celebrou o quarterback nigeriano Hayes Obinna-Uzoh. “Fizemos história hoje.” Ele ainda destacou: “O jogo foi muito defensivo, mas defesa ganha campeonatos — e o clichê se confirmou.”

Com os títulos, a Nigéria se consolida como potência do flag football no continente e embarca para o Mundial em 2026.

Classificação final do IFAF Flag Football África 2025 – Masculino (Cairo):

  1. Nigéria
  2. Egito
  3. Tunísia
  4. Marrocos
  5. Camarões
  6. Senegal
  7. África do Sul
  8. Uganda

Como será o Mundial de Flag Football 2026?

Em 2026, o país-sede do Campeonato Mundial de Flag Football da IFAF terá vaga automática, assim como os medalhistas de ouro dos Campeonatos Continentais de 2025.

No caso da Ásia e da Oceania — que disputam um torneio conjunto —, o time campeão garante sua vaga, junto com a nação melhor classificada do outro continente. As dez vagas restantes serão distribuídas por um sistema de ponderação, que considera o desempenho histórico das equipes em cada continente, mas assegura representação global equilibrada.

Pierre Trochet, presidente da IFAF, declarou: “Este processo de qualificação revisado reforça o compromisso da IFAF em criar caminhos estruturados e competitivos para o flag football no cenário internacional. Com o esporte em pleno crescimento e a estreia histórica nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, este sistema fortalece a garantia de que as melhores equipes do mundo conquistem seu lugar no prestigiado Campeonato Mundial de 2026”.

Américas e Europa testam forças nos IFAF Flag Football continentais em setembro

A Nigéria já mostrou sua força na disputa continental da África. O Brasil irá para o Panamá e disputará a competição com equipes tradicionalíssimas, como EUA e México. Tudo acontece na capital panamenha entre os dias 12 e 14.

E em Paris, nos dias 24 a 27, os países europeus tentam a sorte em busca de uma vaga no Mundial de 2026 para juntar-se à Nigéria.

As vagas olímpicas para Los Angeles 2028, com seis seleções (ou seja, cinco vagas, já que uma vai para a anfitriã), ainda não têm um formato definido para a classificação.

> Confira qual foi o desempenho do Brasil nos Mundiais de Flag Football em nossa página especial

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOito vezes Predadores: time conquista Regional Centro-Oeste do Brasileirão de Flag
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here