CBFA convoca seleções regionais de flag football masculino

0
132
Créditos: Grasiela Gonzaga | Flag Football Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) divulgou as listas de convocados para as seleções regionais de flag football masculino. Ao todo, serão cerca de 160 atletas e 50 treinadores, de todo o território nacional, que participarão de camps nos próximos meses.

“Um dos nossos principais objetivos dentro do novo ciclo da seleção é conseguir atingir as cinco regiões do país. Seguindo duas linhas principais: desenvolver as equipes, treinadores e os atletas, além de avaliar o máximo de talento que o país possui para a seleção nacional”, afirmou Heitor Medeiros, head coach da seleção nacional masculina de flag, ao Salão Oval.

Até o momento, as seleções regionais Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul já foram definidas. Já os selecionados para a Sudeste serão anunciados na terceira semana de agosto. Isso se explica pela grande quantidade de jogadores a serem avaliados e pelo fato de o Paulista de Flag ainda estar sendo disputado, segundo Medeiros.

“Em vez de atingir 40 atletas e 10 treinadores em camps apenas nacionais, queremos chegar a 160 atletas e 50 treinadores no país todo. Isso foi a base para a construção das seleções regionais com os treinadores e treinadoras de cada região que irão trabalhar no processo dentro das bases da seleção nacional, ao longo de camps e reuniões”, comentou.

O Head Coach da seleção masculina de flag disse que estará supervisionando todas as atividades, mas ressaltou que cada comissão técnica “tem sua autonomia no processo de acordo com a realidade de cada região”. “É a primeira vez que estamos realizando um projeto dessa grandeza, tudo é muito novo e estamos ajustando e acertando a cada semana”, completou.

Próximos passos

A regional do Sul será a primeira a realizar as atividades, nos dias 6 e 7 de agosto, em Florianópolis (SC). Na sequência virá a Norte, em 3 e 4 de setembro, na cidade de Manaus (AM). Depois será a vez da Sudeste, em 10 e 11 de setembro, em São José dos Campos (SP). Por fim, os convocados das regionais Centro-Oeste e Nordeste se reunirão nos dias 17 e 18 de setembro, em Campo Grande (MS) e Macaíba (RN), respectivamente.

Medeiros também explicou os critérios para a escolha dos nomes das seleções regionais. “Os atletas foram escolhidos com base nos vídeos e em conversa com os treinadores das equipes em cada região, avaliando dentro dos padrões da seleção nacional”, pontuou.

Heitor acrescentou que a CBFA pretende realizar uma competição entre as cinco seleções regionais no final deste ano. A data e o local onde serão realizados os jogos ainda serão confirmados. Ele também antecipou que haverá um corte na lista durante o processo. “Cada seleção possui em média 30 atletas, o plano é fechar com 15 até o fim do ano para o torneio”, declarou.

Antes disso, em outubro, a seleção nacional masculina de flag football se reunirá mais uma vez para o último training camp antes do Sul-Americano, que será disputado em 3 e 4 de dezembro, em Itapecerica da Serra (SP). A convocação dos 27 atletas será anunciada ainda neste mês de agosto.

Confira as listas

Seleção Sul: 36 atletas e seis membros de comissão técnica.

Seleção Norte: 29 atletas e 17 membros de comissão técnica.

Seleção Centro-Oeste: 30 atletas e oito membros de comissão técnica.

Seleção Nordeste: 33 atletas e 22 membros de comissão técnica.

Seleção Sudeste: A definir.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here