Seleção Feminina de Flag Football representa o Brasil no World Games

2
71
Seleção Brasileira Feminina de Flag Football representa o País no World Games, no Alabama (EUA) Foto: Flag Football Brasil

A Seleção Brasileira Feminina de Flag Football já está a caminho de Birmingham, no Alabama (Estados Unidos) para seu próximo desafio: The World Games, competição poliesportiva internacional onde são disputadas algumas modalidades que não estão presentes nos Jogos Olímpicos organizados pelo COI – Comitê Olímpico Internacional.

Essa é a primeira vez que a Seleção Brasileira Feminina de Flag Football participará da competição. A equipe garantiu sua presença após ter terminado sua participação no Mundial da modalidade realizado no final do ano passado em Jerusalém, na quarta colocação, resultado histórico para o país. As oito melhores seleções do planeta estarão no The World Games.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de México, Itália e Japão. O Grupo A conta com Estados Unidos (atuais campeãs mundiais), Áustria, Panamá e França. O líder de cada grupo avança diretamente para a fase semifinal, enquanto o segundo de cada chave enfrenta o terceiro do outro grupo na fase de wildcard.

É importante lembrar que alguns esportes que já fizeram parte do World Games viraram olímpicos, como por exemplo, o badminton e o triatlo. Inclusive, é desejo da NFL – National Football League, que o flag football faça parte dos Jogos Olímpicos de 2028, que serão realizados em Los Angeles.

Para a escolha de novos esportes para o programa olímpico, o COI considera algumas competições a nível mundial, sendo o World Games uma espécie de “seletiva” para os possíveis futuros esportes olímpicos.

The World Games é realizado pela International World Games Association – Associação Internacional Dos Jogos Mundiais.

Tabela de jogos

A seleção brasileira feminina de flag football já sabe os horários de seus jogos na fase de grupos do The World Games. A estreia será no dia 10 de julho, contra a Itália, às 21h (horário de Brasília).

Os outros dois jogos da primeira fase serão disputados no dia seguinte, 11 de julho. Às 17h, o Brasil vai a campo contra as mexicanas, adversárias da nossa seleção na semifinal do Mundial realizado ano passado. Um pouco mais tarde, às 22h, será a vez de encarar mais um adversário da competição anterior: o Japão.

Os jogos serão transmitidos pelos canais oficiais do The World Games, no YouTube.

As convocadas

No final do mês de março, a head coach da seleção brasileira feminina de flag football, Victoria Guglielmo, anunciou a lista com as doze atletas convocadas para a disputa do The World Games.

Foram convocadas:
•             Alessandra Rodrigues
•             Amanda Boabaid
•             Karoline Furoni
•             Karolyne Priscyla
•             Kely Araújo
•             Lara Torelli
•             Lara Rodrigues
•             Luiza Calaça
•             Mariana Martins
•             Pâmela Peres
•             Taísa Alencar
•             Thamires Soares

Também estarão presentes em Birmingham:
Victoria Guglielmo – Head Coach
Ingrid Camargo – Coordenadora defensiva
Ana Luiza Cazarin – coordenadora ofensiva
Bruno Fonseca – Fisioterapeuta
Giane Pessoa – Arbitra que participará da competição
Cris Kajiwara – Presidente da CBFA

Nos meses seguintes, foram realizados alguns training camps de preparação para a competição, em Itapecerica da Serra, cidade da Grande São Paulo que é sede da CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano.

Onze das 12 atletas convocadas estiveram na campanha histórica no Mundial de Flag Football realizada em Israel em dezembro do ano passado.

Com assessoria CBFA

> Siga o site Flag Football Brasil para mais sobre a modalidade

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMariners afunda Pirates em mais um Clássico dos Mares
Próximo artigoEmbalado pela estreia, Bulls tenta surpreender o hegemônico Soldiers
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Ela classificou o momento atual da seleção feminina como sendo de renovação, tanto de jogadoras como de comissão técnica e staff. A equipe acabou de retornar dos Estados Unidos, onde participou em julho do World Games, campeonato que reuniu os oito melhores países na modalidade. A participação no evento foi conquistada após o inédito quarto lugar na última edição do Mundial. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here