Em busca do bicampeonato, Manaus FA enfrenta o estreante São Luís Sharks

0
174
Manaus FA em partida contra o Porto Velho Miners pelo Brasileiro 2022 - Fotografia: Mauro Neto / Fundação Amazonas de Alto Rendimento

Na abertura da Conferência Norte da BFA, o Manaus FA enfrenta o São Luís Sharks na manhã deste domingo, dia 03, em confronto inédito entre as equipes. A partida será no campo da AABB, em Ananindeua (PA), por questões logísticas da Liga.

O time da capital amazonense foi o campeão da Conferência Norte na Liga BFA 2019, enquanto o maranhense estreia em competições nacionais de primeira divisão após disputar a Liga Nordeste e a BFA Acesso entre 2017 e 2019.

Pela hegemonia regional

O Manaus FA foi uma das equipes que retornou de forma mais rápida às atividades durante o período de pandemia, disputando partidas amistosas em 2020 contra o Galo FA e em 2021 contra o mesmo adversário e contra o T-Rex. Apesar de derrotas nos três confrontos, Renner Silva, presidente da associação, indica que estes jogos foram “divisores de águas” para a agremiação.

“Além de conseguir realizar jogos, conseguimos enxergar pontos positivos e negativos que nos possibilitou mudar a forma desenvolver o projeto, para oferecer uma melhor estrutura de treinos para manter bons atletas”, complementa.

Após estas partidas, a equipe estreou de forma oficial na temporada 2022 na abertura do Campeonato Brasileiro, organizado pela CBFA, retomando o caminho das vitórias com o placar de 41 x 0 contra o Porto Velho Miners.

Em comparação à última temporada “oficial”, o elenco conta com o reforço de atletas como Well Garcia (running back ex-Timbó Rex), Marlon Fernando “Billy” (defensive back ex-Gaspar Black Hawks e recém convocado do Brasil Onças), Luís Fernando da Silva “Sheeik” (linebacker ex-Galo FA), Pedro da Silva (offensive line ex-Gaspar Black Hawks), Saulo Pantoja (linebacker ex-Vingadores), Thuan Lemos (defensive back ex-Armada FA / Porto Alegre Pumpkins), Leonardo de Araújo (offensive line ex-Rio Preto Weilers), Felipe Erik “Minitron” (wide receiver ex-Rio Preto Weilers) e Vitor Moraes (defensive back ex-Santa Cruz Pirates).

Mas as novidades vão além, com a chegada de trio mexicano composto pelo quarterback Julio Vásquez (ex-Pumas Acatlán / Liga Mayor), o offensive line Roberto Alcántar (ex-Burros Blancos / Liga Mayor) e o head coach Rodrigo Ríos (ex-Gaspar Black Hawks). Renner indica que a contratação destes estrangeiros, bem como dos atletas brasileiros, segue planejamento de desenvolvimento a longo prazo da equipe, e não apenas resultados imediatos.

“O FABR ainda insiste na cultura do amadorismo dos atletas brasileiros de final de semana e no super heroísmo da contratação de nortes americanos que geralmente chegam e retornam ao seu país sem deixar nenhum legado para a equipe, salvo exceções como Callus Cox. No nosso entendimento, contratação de técnicos, sendo eles estrangeiros ou não, além de atletas experientes, deve seguir um planejamento de futuro e legado, pois, com isso, o projeto terá um impacto positivo na vida esportiva das pessoas que participam dele.”, acrescenta.

Finalizando, apesar da incerteza gerada pelo período sem partidas dos adversários, Renner aponta confiança no desempenho do time dentro da liga, almejando a conquista da conferência e, até quem sabe, vitória nos playoffs nacionais.

Buscando surpreender

Apesar de sediado no Maranhão, o São Luís Sharks disputará a Conferência Norte por questões logísticas. Em 2019, a equipe chegou a primeira rodada de playoffs da BFA Acesso, caindo diante do Recife Apaches dentro da disputa ainda pela Conferência Nordeste.

Giovanni Trevisan, presidente da equipe, indica que o elenco sofreu muitas baixas no período de pandemia e, mesmo com recrutamento realizado em tryouts, o plantel ainda está abaixo da meta.

“Seguimos com uma baixa quantidade de atletas, focamos prioritariamente em fortalecê-los e desenvolvê-los, capacitando nossa Comissão Técnica com auxílio de coachs de outros times e do nosso ex-head coach Sidney Junior, que segue auxiliando nosso time. E outro ponto importante foi a realização de um traning camp, onde trouxemos o coach Clayton Lovett”, complementa.

Apesar da indicação de foco na melhoria da comissão técnica, Trevisan aponta alguns destaques dentro das quatro linhas. “Contamos com retorno de alguns atletas que estavam em outros times, como o caso do Ayrton Soares que estava jogando no Sul […] E outra diretriz nossa foi manter nossas peças importantes, como nosso wide-receiver Eduardo Silva, que recebeu proposta de vários times, mas decidiu ficar com a gente após nossa negociação”, acrescenta.

Finalizando, Trevisan aponta confiança no desempenho da equipe dentro da BFA. “Apesar das dificuldades, a gente ainda acredita muito na competitividade do nosso time, temos excelentes atletas, praticamente mantemos todos nossos allpros da última temporada, e acreditamos que podemos ser muito competitivos nessa nova divisão e ser campeão do norte!”

> Confira tudo sobre a Liga BFA 2022

Serviço: Manaus FA x São Luís Sharks
Local: Campo da AABB, em Ananindeua (PA)
Data e Horário: Domingo, 03 de Julho, às 08:00 horas
Ingressos: R$ 10,00 – diretamente na bilheteria da AABB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here