Brasileirão da CBFA divulga tabelas e fórmula das duas divisões

0
643
Com duas divisões, o Brasileirão CBFA 2022 terá 21 equipes na elite e 20 no acesso, em quatro regiões do Brasil Arte: CBFA

A CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano organizará a partir deste ano o seu Brasileirão de Futebol Americano. A entidade máxima do esporte nacional divulgou a fórmula de disputa de ambas as divisões, além da tabela de jogos da D1 (como é chamada a divisão principal).

Para este primeiro ano de disputa, a CBFA optou por dividir as equipes em duas divisões, sendo que a D1 contará com 21 equipes, enquanto a D2 terá 20 times no total. Todas terão chances de lutar pelo título nacional, conforme a fórmula de disputa abaixo (veja em playoffs).

De forma inédita, a região norte será palco do kickoff de uma competição nacional da modalidade com o duelo entre Manaus FA e Porto Velho Miners. O jogo será realizado no dia 07 de maio, em Manaus.

O Brasileirão da CBFA tem times das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, mas nenhum da região Nordeste (todos optaram por disputar a Liga BFA 2022).

Disputa da elite – D1

Composta por equipes tradicionais e algumas emergentes do futebol americano no país, a D1 – Divisão Principal do Brasileirão de FA, contará com 21 equipes divididas em quatro grupos.

Grupo A – Corinthians Steamrollers (SP), Cruzeiro FA (MG), Flamengo Imperadores (RJ), Galo FA (MG) e Tritões FA (ES);
Grupo B – Brown Spiders (PR), Coritiba Crocodiles (PR), Guarulhos Rhynos (SP), Paraná HP (PR), Santos Tsunami (SP) e Spartans Football (SP);
Grupo C – Campo Grande Predadores (MS), Gama Leões de Judá (DF), Goiânia Rednecks (GO), Moura Lacerda Dragons (SP), Rio Preto Weilers (SP) e Rondonópolis Hawks (MT);
Grupo N – Lobos FA (AM), Manaus Cavaliers (AM), Manaus FA (AM) e Porto Velho Miners (RO)

Cada equipe realizará quatro jogos na fase de grupos (dois em casa, dois fora), com a exceção do Grupo N, no qual a disputa será dentro do quadrangular.

Avançam para os playoffs o time de melhor campanha no Grupo N, e os oito melhores entre as equipes dos outros três grupos.

> Saiba mais em nossa página especial do Brasileirão CBFA 2022

Divisão de acesso – D2

Com 20 participantes, a D2 está divida em 4 grupos com base nas distâncias entre elas. A tabela de confrontos será divulgada nos próximos dias. Cada equipe realizará três partidas durante a fase de grupos, independente da quantidade de times dentro de seu grupo.

No caso dos dois grupos com seis times (grupo A e C), cada time vai jogar com três adversários de sua chave, e sem duelar contra outros dois. Avançam para os playoffs da competição as quatro melhores campanhas, independente do grupo.

Grupo A – Carlos Barbosa Ximangos, Criciúma Iron Tigers, Curitiba Lions, Guardians Saints, Mooca Destroyers, Palmeiras Locomotives
Grupo B – Campo Grande Cowboys, Londrina Bristlebacks, Sorocaba Vipers, São Paulo Storm
Grupo C – Brasília Wizards, Goiânia Saints, Golden Lions, Nova Serrana Forgeds, Tigres FA e Univás Gladiadores
Grupo D – Blaze FA, Juiz de Fora Imperadores, Mesquita Titans e Septiba Captains

Outro detalhe importante: o time campeão da D2 terá o direito de disputar os playoffs da divisão principal. dessa forma, todas as 41 equipes terão chances de disputar o principal título brasileiro desta temporada, no Brasil Bowl XI.

> Confira nossa página especial da D2 do Brasileirão CBFA 2022

Playoffs

Após a fase de grupos, dez equipes terão a chance de lutar pela chance de ir ao Brasil Bowl XI e conquistar o título nacional. Enquanto as cinco primeiras equipes da D1 e o time de melhor campanha do Grupo N avançam para as quartas, as equipes que terminarem entre o seed 6 e 8, mais o campeão da D2 disputarão a fase de wild card.

Confira abaixo o caminho para chegar à final do Brasileirão CBFA 2022

Arte: CBFA / Divulgação (Instagram)
COMPARTILHAR
Artigo anteriorAgenda FABR – 17 de Abril
Próximo artigoPlacar FABR – 17 de Abril
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here