Regionalizado e inteligente, Paranaense volta para sua 12ª edição

0
219
Confira classificação, jogos e história do Campeonato Paranaense em nossas páginas especiais Arte: Cesar Freitas / Salão Oval

A grande preocupação de todas as equipes do FABR ao retornar às atividades após dois anos paradas são os custos. E o maior custo de manter o esporte no Brasil, um país continental, são os deslocamentos para os jogos. Mesmo dentro de estados (e nem dos maiores), viagens podem ter 500 a 600km, como é o caso do Paraná.

Por isso, o Campeonato Paranaense, promovido pela Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), encontrou uma fórmula regionalizada para sua 12ª edição.

> Confira detalhes da 12ª edição do Paranaense

Os tradicionais times da capital Curitiba, na Divisão Elite, já detêm duas vagas nos playoffs (semifinais). Quem ficar em terceiro lugar entre Coritiba Crocodiles, Brown Spiders e Paraná HP terá que correr riscos no wild card com os times do “interior” (Guardian Saints e Curitiba Lions são da capital, mas estão na Divisão Leste).

A grande novidade dessa temporada é que as Divisões Norte, Oeste e Leste contam com apenas duas equipes cada, disputando vaga nos playoffs/wildcard a partir de um modelo “melhor de três”, tendo como mandante da primeira partida a equipe mais bem ranqueada segundo o Power Ranking da FPFA.

Em caso de duas vitórias seguidas a equipe será nomeada campeã de divisão e terá vaga nos playoffs/wildcard. Caso seja necessária uma terceira partida, ela já está prevista no cronograma do campeonato e não altera o curso do campeonato.

Para definir as Seeds #4, #5 e #6 segue-se o critério de desempate a partir de menor número de derrotas; saldo de pontos; número de pontos sofridos; número de pontos feitos; sorteio. O seed #3 da Divisão elite

Pinhão Bowl

Em uma forma de manter todas as equipes ativas e também motivadas, a FPFA criou o Pinhão Bowl em 2017, mais popularmente conhecido como o “campeão do interior”. Os perdedores do wildcard encaram os seeds #7 e #8 da primeira fase e seus vencedores vão para a festiva final.

> Confira todos os detalhes, tabela e história das 12 edições do Campeonato Paranaense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here