Panamá é novamente o adversário do Brasil em busca do Mundial

0
995
O head coach da Seleção Brasileira, Gabriel Mendes, terá que antecipar a convocação do Brasil Onças para dezembro deste ano. Foto: Tiago Munden

Um adversário conhecido está novamente no caminho do Brasil para a participação em um Mundial de Futebol Americano: o Panamá. Em 2015, venda de motos, rifas e vaquinhas foram feitas para que o Brasil Onças fosse à Cidade de Panamá em busca da inédita vaga para um Mundial da modalidade. O esforço valeu a pena e a vitória por 26 a 14, fora de casa, foi conquistada para a participação no Mundial de Ohio.

E, novamente, o Panamá estará no caminho do Brasil. A International Federation American Football (IFAF) informou à Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) que para o Brasil disputar o Mundial, uma partida eliminatória contra a seleção da América Central deveria ser realizada no Brasil até o dia 31 de março de 2019.

“É de suma importância esse jogo classificatório ser em solo brasileiro, uma vez que podemos, dessa forma, trazer os torcedores ao estádio da partida para nos ajudarem a conquistar essa classificação. Além disso, teremos mais uma oportunidade de mostrar toda força do futebol americano praticado aqui no Brasil para possíveis patrocinadores e entes públicos investirem não só nesta possível viagem para o Mundial na Austrália, mas também em outras competições e modalidades do esporte”, declarou o presidente da CBFA, Rogério Pimentel.

Onde será o jogo decisivo contra o Panamá?

Em vez de rifas para cobrir o deslocamento dos jogadores, a CBFA promete arcar com os custos de deslocamento para a viagem à cidade que abrigará a partida, segundo o Diretor Administrativo da entidade, Renner Silva.

Ainda segundo o Diretor, São Paulo, Manaus e João Pessoa são as postulantes mais prováveis neste momento, “mas outras cidades também estão sendo avaliadas”, explicou.

Mudança de planos

Antes de saber que haveria um jogo eliminatório contra o Panamá para definir uma vaga para o Mundial, a CBFA tinha definido um cronograma com camps regionais em janeiro de 2019 e a convocação para fevereiro. Agora, tudo mudou – não haverá mais camps regionais e sim um nacional, na mesma semana do jogo contra o Panamá (como dito acima, o jogo deve ser realizado até 31 de março de 2019, por determinação da IFAF).

“Do ponto de vista de preparação para o Mundial, um camp nacional, chamando menos jogadores e tendo só realmente os melhores, é melhor tecnicamente para a Seleção. Do ponto de vista da divulgação do esporte pelo Brasil, os camps regionais têm sempre um apelo maior. Sem ter um apelo de um jogo oficial, classificatório como este do Panamá, seria difícil alguma cidade querer ajudar na organização do evento; ao passo que um camp regional é mais fácil logisticamente. Com o jogo do Panamá, a CBFA organizará algo semelhante ao que aconteceu no amistoso contra a Argentina em Belo Horizonte no ano passado”, explicou o head coach da Seleção, Gabriel Mendes.

Gabriel Mendes ainda avaliou como positivo o desafio técnico que o jogo decisivo contra o Panamá traz para a Seleção Brasileira: “É muito bom ter um jogo desse, de um nível superior ao que foi contra a Argentina. Isso nos prepara para o Mundial. Obviamente, esperamos conseguir a vaga derrotando novamente o Panamá, assim como em 2015”.

A convocação deve acontecer no início de dezembro deste ano, para facilitar todo o preparo do jogo e o arranjo logístico das viagens dos jogadores de ambas as seleções (Brasil e Panamá).

O Mundial da IFAF 2019 será realizado na cidade australiana de Wollongong, a 93km de Sydney, entre os dias 23 de julho a 5 de agosto.

> Saiba tudo sobre o Seleção Brasileira de Futebol Americano em nossa página especial

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e curta nosso compacto do amistoso entre Brasil e Argentina realizado no Mineirão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here