Mudados, Galo e Locomotiva têm reencontro pela BFA

1
276
Galo FA e América Locomotiva jogaram a final do Mineiro, vencida pelo time do Atlético por 50 a 14 Foto: Mourão Panda

Galo Futebol Americano e América Locomotiva voltam a se enfrentar em 2018. A primeira vez foi na final do conturbado Campeonato Mineiro, vencida pelo favorito Galo por 50 a 14. A partida será realizada neste sábado, às 17h, no campo que já virou a casa do futebol americano em Minas Gerais – o Sesc Venda Nova.

Duelo de invictos

Até agora, na BFA, ambas as equipes tiveram dois triunfos. Do lado do América Locomotiva, o time derrotou pela primeira vez na história tanto Botafogo Reptiles quanto ao Flamengo Imperadores. Já o Galo FA enfrentou um duro jogo no Espírito Santo contra o Tritões e conseguiu o 49 a 00 contra o JF Imperadores devido ao W.O. da equipe do interior de Minas Gerais.

Mudanças nas equipes deste a final do estadual

A já estelar equipe do Galo FA, cujo elenco foi campeão brasileiro em 2017 sob o nome de Sada Cruzeiro, trouxe ainda mais reforços para a disputa do nacional, como o linebacker da Seleção Brasileira Luis Polastri e os americanos Paul Morant (defensive back e retornador) e o running back Parris Lee. Lee foi o grande destaque da vitória contra o Tritões, marcando três touchdowns.

Além dos jogadores, outra “novidade” é o head coach, Lex Braga. Ele, que foi coordenador defensivo do grupo no ano passado (quando a equipe era o Sada Cruzeiro), agora é de fato o comandante do Galo FA (que no estadual foi dirigido por Tavos Machado, coordenador ofensivo).

Para Lex, todos estão ali para seguir um propósito e não contam como maiores que o grupo: “Nossos reforços vieram pra somar, não pra fazer milagres. Não mudamos nosso jogo e nossa filosofia, isso sempre vai se manter. O Galo é muito maior do que o jogador A, B ou C. Quem chega aqui se ajusta e entra na roda, somando conforme for necessário”, explicou Braga.

Já Leonardo Bahmed foi mais analítico quando comentou sobre as mudanças nas equipes e a expectativa para a partida: “Nitidamente, ambas equipes cresceram e os resultados comprovam a evolução técnica e tática. Acredito que o salto do Locomotiva tenha sido maior simplesmente porque a equipe tinha mais espaço para evolução. Porém, não o bastante para sobrepor o favoritismo que a equipe do Galo FA carrega para a partida. Os atletas que hoje compõem o plantel do Locomotiva não são somente adições para elevar o nível técnico e físico, mas sim para desenvolver a mentalidade e a cultura que a equipe prega”, explicou o head coach do Locomotiva.

O grande reforço do time do América foi o americano Talon Roggasch, que já havia atuado no Ceará Caçadores em 2017. O time do Nordeste, Talon foi utilizado muito mais como wide-receiver, recebendo passes de Romário Reis (este ano no T-Rex). Já em Minas, Talon tem sido decisivo em seus passes, tanto que até venceu a eleição de Jogador Salão Oval da Semana 4.

Foto: Mourão Panda / América FC

Última derrota do “Galo”: histórico do confronto

Em diferentes encarnações, os times já vem se enfrentando há tempos. Se América Locomotiva só mudou de nome uma vez (antes conhecido como o Minas Locomotiva, mais tradicional time de Minas Gerais e vencedor dos três primeiros estaduais disputados – 2008, 2012 e 2016), o Galo FA é uma equipe mais nova e com muitos nomes.

A equipe surgiu em 2016 como GET Eagles. As mudanças de nome foram para BH Eagles ainda em 2016 e então Sada Cruzeiro no início de 2017. Com o fim da parceria com o time azul de BH, o time chamou-se Sada Eagles por alguns dias antes de acertar com o Atlético Mineiro para tornar-se então o Galo FA.

Nomes a parte, os dois grupos já se enfrentaram quatro vezes, sendo as duas primeiras vencidas pelo Locomotiva e as duas últimas pelo projeto hoje encarnado pelo Galo FA. A última derrota deste projeto foi justamente para o Locomotiva, na incrível virada da final do Campeonato Mineiro no Mineirão por 21 a 17.

> Confira os resultados, agenda e classificação da Conferência Sudeste da BFA

Serviço: Galo Futebol Americano x América Locomotiva

Quando: Sábado, 25 de agosto, às 17h

Onde: Sesc Venda Nova

Ingressos: Clique e acesse a Central dos Eventos

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPela BFA, Vasco e Flamengo reprisam final do estadual
Próximo artigoAgenda FABR – 25 e 26 de Agosto
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here