Concussão: “estar preparado é fundamental”, diz HC do Soldiers

1
127

Fisioterapeuta e mestre em Educação Física, Gustavo Petter, head coach do Santa Maria Soldiers, trouxe para o 2ª Congresso Brasileiro de Futebol Americano um tema de extrema importância e bastante atual no mundo do esporte: a concussão. Recentemente, várias mídias trataram do tema (como o renomado jornal New York Times), principalmente por conta da encefalopatia crônica, tema do filme estrelado por Will Smith (Concussion/2015).

As repercussões na NFL, desde a década passada, foram inúmeras, com a implementação do protocolo de concussão em 2009 e que desde então vem sofrendo alterações. Equipes já foram inclusive multadas por não seguir à risca os procedimentos, como o Seattle Seahawks, que acabou pagando US$ 100 mil por um episódio ocorrido com o sua estrela, o quarterback Russel Wilson.

Em sua palestra no Congresso, Petter trouxe um protocolo internacional sobre concussões e colocou luz sobre o tema no Brasil. O debate seguiu ao longo da exposição e, com apoio da CBFA, as equipes brasileiras irão começar os procedimentos para adotar o protocolo no futebol americano nacional.

Confira a entrevista com Gustavo Petter em nosso Youtube e assine o canal para mais conteúdos relevantes do FABR.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite
    Meu nome é Thiago Prange e sou fisioterapeuta do T-Rex. Gostaria de saber se tem como ter acesso aos dados apresentados pelo colega Gustavo Petter para que possamos implementar algo semelhante aqui em nossa equipe.
    Sempre me preocupei muito com isso, inclusive fiz dois cursos de primeiros socorros no esporte para melhor atender aos nossos atletas, mas acho de extrema importância um protocolo específico para concussão.
    Se possível, fico no aguardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here