Retrospectiva Salão Oval: os campeões de 2017

0
312

Falta pouco para entrarmos em 2018 e começarmos mais uma temporada no Futebol Americano Nacional. Mas antes de começar esta nova fase,  que tal relembrar os feitos de 2017 e exaltar as equipes que fizeram a diferença nos campeonatos que disputaram e sagraram-se campeãs.

De norte a sul do Brasil, o futebol americano viveu uma grande expansão: temos campeões de diversos campeonatos regionais, estaduais e nacionais, e o Salão Oval relembra todos eles agora para que você saiba quais as equipes que conquistaram estes títulos.

BFA

Começamos pelo principal campeonato do País, a BFA, que teve pela primeira vez o SADA Cruzeiro como vencedor, liderado pelo quarterback Alvaro Fadini e pelo HC Dan Levy, o time de Belo Horizonte não deu chances a seus oponentes e terminou o campeonato de forma invicta.

Liga Nacional

Outra equipe que surpreendeu e terminou o ano sem perder nenhuma partida foi o Sorriso Hornets, que levou o título da Liga Nacional, a divisão de acesso para BFA.

Liga Nacional – Liga Nordeste

A Liga Nacional ainda não consegue unir todas as regiões do País; portanto, na Liga Nordeste, o Natal Scorpions saiu vitorioso garantindo a participação na BFA 2018 sendo o terceiro representante do Rio Grande do Norte.

Copa Norte

Pela primeira vez, a região Norte organizou um campeonato interestadual e provou que está cada vez mais próxima de ter uma conferência própria na Liga Nacional. A grande final da Copa Norte foi no Estádio Mangueirão em Belém do Pará e a equipe do Tarumã Broncos de Manaus garantiu o primeiro título da história da competição.

Copa Sul

No Sul, a tradicional Copa Sul realizou a sua quinta edição e apesar de ter classificado como último seed na temporada regular, o Corupá Buffalos surpreendeu e venceu seus adversários para voltar a ganhar um título depois de cinco anos – em 2012 os Buffalos foram campeões catarinenses.

Campeonato Brasileiro Feminino

Em sua quarta edição, o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano teve as Cariocas conquistando o Tricampeonato após vencerem as meninas do Big Riders FA na final.

Carioca Bowl

Na sua 18a temporada, a competição mais tradicional do País, o Carioca Bowl, conheceu um novo campeão – o Cabo Frio Rocks, que já havia batido na porta em 2015 e este ano finalmente levou o título.

Estaduais

Nos campeonatos estaduais, a Região Sul do País teve os mesmos campeões de 2016. No Rio Grande do Sul, o Santa Maria Soldiers venceu o rival Juventude FA por 31 a 07 na final e conquistou o tetracampeonato.

Em Santa Catarina, o T-Rex continua soberano e venceu pelo terceiro ano consecutivo a final contra o São José Istepôs, desta vez o placar foi de 28 a 07 para os timboenses; e no Paraná, o HP teve um adversário diferente de 2016 – o Brown Spiders que surpreendeu a todos ao vencer o Crocodiles na semifinal. Mas o atual campeão não deu mole para as aranhas e venceu por 28 a 12, conquistando o bicampeonato.

São Paulo

Em São Paulo, são duas competições estaduais: na principal delas, a SPFL, a Lusa Lions fez como as equipes do Sul e também venceu pelo segundo ano consecutivo, levando o bicampeonato ao derrotar o Corinthians Steamrollers por 34 a 05 na final.

Em sua sexta edição, a Super Copa São Paulo conheceu um novo campeão – o Rio Preto Weillers, que bateu o o Leme Lizards na final.

Pará

Assim como o T-Rex em Santa Catarina, o Vingadores FA conquistou o terceiro título seguido no Pará e seguem imponentes no estado.

Pernambucano

O estado de Pernambuco é o único que divide o seu estadual em duas divisões: na principal, o Recife Mariners mostrou toda sua força e venceu com facilidade; já a 2a divisão foi mais equilibrada e o Recife Apaches conquistou o primeiro título de sua história.

Amazonas

Outro bicampeão estadual foi o North Lions, que apesar de ter perdido para o Tarumã Broncos na temporada regular e também nos playoffs da Copa Norte, não deixou barato e deu o troco vencendo a final do Estadual na Arena da Amazônia por 09 a 00.

Mato Grosso

O estado do Mato Grosso viu pela primeira vez uma equipe diferente do Cuiabá Arsenal levantando a taça: o Sorriso Hornets, que mais tarde venceria a Liga Nacional, teve um ótimo desempenho no estadual e foram campeões matogrossenses.

LiFFA

No Rio de Janeiro, a LIFFA teve pela segunda vez o campeonato full pads e um novo campeão, o Blaze FA, que venceu o Rio de Janeiro Islanders por 17 a 00 na final.

Copas Regionais

Para terminar os campeões pelo Brasil em 2017, foram diversos campeonatos regionais: no Paraná, o Francisco Beltrão Red Feet venceu o Pinhão Bowl; o Vitória FA, que mais tarde encerrou a parceria com a equipe de Salvador e se tornou o Cavalaria 2 de Julho, venceu o Velho Chico Bowl; no Rio Grande do Sul, os Bulldgos foram campeões da II Copa RS; em São Paulo, foram mais três competições – o Caraguá Ghostship levou a Pick Six Cup; o Leme Lizards, a Taça 9 de Julho, e o Monte Alto Rippers venceu a primeira Copa Mogiana.

Pela Copa Fronteira, campeonato com times de SC e PR, o São Miguel do Oeste Indians conquistaram seu primeiro título; e pela Copa Central disputada por equipes do DF e de GO, o tradicional Brasília V8 foi o campeão.

O próximo ano continuará sendo de crescimento para FABR e teremos novas equipes, novos torneios e novos campeões, se você quer ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos 365 dias de 2018, fique ligado no site do Salão Oval e nas nossas mídias sociais.

Facebook: www.facebook.com/salaooval

Youtube: www.youtube.com/salaooval

Twitter: www.twitter.com/salaooval

Instagram: salaooval_fabr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here