Guia Playoffs da BFA: Conferências Sul e Sudeste

2
166

Trinta equipes fizeram parte da primeira edição da Brasil Futebol Americano, mas somente dezesseis times passarão para os playoffs da competição. A BFA já está no final de sua temporada regular e, atualmente, onze times já garantiram sua vaga para a próxima fase.

Com cinco vagas ainda para serem preenchidas e diversas dúvidas sobre as chances de cada time, criamos este guia com o que cada equipe precisa fazer para melhorar suas posições de classificação, conseguir sua vaga para os playoffs ou até mesmo para fugir do rebaixamento.

Conferência Sul

Sob o comando de Amadeo Salvador, o T-Rex foi bicampeão brasileiro e tricampeão catarinense.
Foto: Jayson Braga

Rex e Soldiers já estão nos playoffs; Paraná HP, Crocodiles e Istepôs brigam pelas duas vagas restantes, enquanto Brown Spiders e Juventude tem um confronto direto contra o rebaixamento para a Liga Nacional.

Timbó Rex (4-0) [ainda jogará contra o São José Istepôs (17/09) e Coritiba Crocodiles (30/09)]

Os bicampeões brasileiros conquistaram sua vaga para os playoffs depois de vitória apertada contra o Santa Maria Soldiers, fora de casa, pelo placar de 14 a 13. O time depende somente de si para garantir a primeira posição da Conferência Sul.

Santa Maria Soldiers (4-1) [ainda jogará contra o São José Istepôs (30/09)]

A classificação dos soldados chegou depois de vitória, fora de casa, contra o Paraná HP, pelo placar de 00 a 03. Os atuais campeões gaúchos ainda podem chegar à primeira posição geral da Conferência, mas precisam vencer fora de casa o Istepôs e torcer por duas derrotas do Timbó Rex.

Coritiba Crocodiles (3-1) [ainda jogará contra o Paraná HP (16/09) e Timbó Rex (30/09)]

Com quatro partidas na temporada regular e três vitórias, os paranaenses podem garantir sua classificação para a próxima fase já neste final de semana, contra o Paraná HP. O jogo é um confronto direto por uma das duas vagas restantes na conferência. Os crocodilos ainda podem chegar a primeira posição geral se vencerem o Paraná HP e o Timbó Rex, este último por um saldo de 20 pontos ou mais.

Paraná HP (2-2) [ainda jogará contra o Coritiba Crocodiles (16/09) e Juventude F.A (30/09)]

O Paraná HP depende só de si para se classificar para a próxima rodada. Se o time paranaense vencer suas duas partidas, estará assegurado nos playoffs da Brasil Futebol Americano. Com dois resultados positivos nas suas últimas partidas da temporada regular, os campeões paranaenses ficarão com a terceira classificação geral da conferência.

A equipe ainda poderá avançar ganhando apenas um ou até nenhum dos dois jogos , mas dependerá de outros resultados (derrotas do Istepôs).

São José Istepôs [ainda jogará contra o Timbó Rex (16/09) e Santa Maria Soldiers (30/09)]

Com duas partidas restantes para o final da temporada regular, os catarinenses ainda possuem chances de se classificar para a próxima fase. Para passar para os playoffs, o Istepôs precisa vencer suas partidas e torcer para que Coritiba Crocodiles e Paraná HP não cheguem em quatro vitórias, já que o Istepôs perdeu para ambos os times.

Brown Spiders (0-5) [ainda jogará contra o Juventude F.A. (16/09)]

As aranhas jogam a partida mais importante de sua temporada regular neste final de semana, contra o Juventude F.A. O vencedor do confronto se livra do rebaixamento e continua na elite do futebol americano nacional na temporada 2018.

Juventude F.A. (0-4) [ainda jogará contra o Brown Spiders (16/09) e Paraná HP (30/09)]

Os vice-campeões gaúchos ainda possuem dois jogos na temporada regular da Brasil Futebol Americano, mas o jogo deste final de semana contra o Brown Spiders é a partida que determinará quem cairá para a Liga Nacional. O cenário é simples: quem vencer se garante na BFA 2018.

Conferência Sudeste

Com o melhor ataque e melhor defesa da Conferência, o Sada Cruzeiro conseguiu sua classificação na vitória por 42 a 00 contra o Corinthians Steamrollers.
Foto: Chiarini Jr.

São duas vagas dos playoffs já com dono (Sada Cruzeiro e Patriotas) e duas a serem disputadas (por Lusa Lions, Botafogo Reptiles e Tritões). Com o desligamento do Santos Tsunami, Corinthians Steamrollers, Minas Locomotiva e São Paulo Storm não correm mais riscos de caírem para a Liga Nacional no ano que vem.

Patriotas F.A. (4-0) [ainda jogará contra o Sada Cruzeiro – 23/09]

Os cariocas conquistaram sua classificação dentro de casa, contra o Santos Tsunami, com a vitória por 42 a 00. O Patriotas F.A. foi o primeiro time a se classificar dentro da Conferência Sudeste e pode chegar ao seed 1 se vencer seu último jogo na temporada regular, contra o Sada Cruzeiro, que também está invicto na BFA.

Sada Cruzeiro (4-0) [ainda jogará contra o Patriotas F.A – 23/09]

Uma das sensações da primeira edição da Brasil Futebol Americano, o Sada Cruzeiro ainda está invicto na temporada 2017. Os campeões da Copa Minas garantiram sua classificação na última rodada, com a vitória sobre o Corinthians Steamrollers, fora de casa, por 00 a 42. Os mineiros podem chegar a primeira colocação geral se vencer o Patriotas F.A. dia 23, dentro de seus domínios.

Flamengo Imperadores (2-3)

Sem chances de classificação, os cariocas entraram em campo pela última vez na temporada contra o Corinthians Steamrollers, quando venceram dentro de seus domínios os paulistas pelo placar de 49 a 00; já que o jogo contra o Santos Tsunami foi cancelado pelo desligamento dos santistas.

Corinthians Steamrollers (1-3) [ainda jogará contra o São Paulo Storm – 30/09]

Os paulistas já não possuem mais chance de se classificar para os playoffs da BFA. Em sua última partida, o rolo compressor jogará contra um velho conhecido, o São Paulo Storm. Nos últimos cinco confrontos entre as equipes, o Corinthians leva a melhor, com três vitórias e duas derrotas.

Santos Tsunami (0-5)

Desligado da Brasil Futebol Americano e automaticamente rebaixado da conferência Sudeste.

Lusa Lions (3-1) [ainda jogará contra o Tritões – 16/09]

A derrota na última rodada para o São Paulo Storm deixou o Grupo Leste da Conferência Sudeste ainda em aberto em questão as duas vagas restantes para os playoffs. O melhor cenário para os leões paulistas garantirem a segunda posição geral é vencer o Tritões e garantir o título de campeão da Divisão Leste.

Botafogo Reptiles (3-1) [ainda jogará contra o Tritões – 30/09]

Depois de começar a temporada com três vitórias seguidas, a derrota fora de casa para a Lusa Lions fez com que os cariocas não conseguissem sua classificação para os playoffs de forma antecipada. De qualquer forma, o Reptiles depende só de si para passar de fase, já que uma vitória na última rodada coloca o Botafogo nos playoffs. O time ainda pode chegar ao seed 2 da conferência se vencer o Tritões e a Lusa Lions perder do mesmo Tritões, jogo dia 16/09. Neste cenário, o Reptiles encerra sua temporada regular com 4-1, já seus adversários: Lusa Lions (3-2) e Tritões (3-2)

Tritões (2-1) [ainda jogará contra Lusa Lions (16/09) e Botafogo Reptiles (30/09)]

Ainda com dois jogos na temporada regular, o Tritões pode chegar a sua classificação antecipada com uma vitória contra os leões, jogo no Kléber Andrade. Os capixabas ainda possuem a chance de garantir a segunda posição geral da conferência sudeste, se vencerem os seus dois jogos. Neste cenário, o Tritões conseguiria o título da divisão leste.

Para ficar de fora, o Tritões tem que perder as duas partidas para seus concorrentes diretos.

São Paulo Storm (1-2) [ainda jogará contra Minas Locomotiva (16/09) e Corinthians Steamrollers (30/09)]

Mesmo com duas partidas na temporada regular, o Storm já não possui mais chances de chegar nos playoffs da Brasil Futebol Americano. Como Botafogo Reptiles, Lusa Lions já possuem três vitórias e Tritões ainda possui dois jogos na competição; o Storm só conseguiria empatar com outras duas equipes em número de vitórias (3-2). Neste caso, em empate triplo, o regulamento especifica que o primeiro critério de desempate é a força de tabela.

O único jogo de diferente entre a tabela do Storm e dos outros times é o jogo contra o time do Grupo Oeste:

Lions – Santos (0-5)

Storm – Steamrollers (1-5)

Reptiles – Flamengo (2-3)

Tritões – Patriotas (4-0)

Minas Locomotiva (0-4) [ainda jogará contra o São Paulo Storm (16/09)]

Os mineiros ainda não venceram na Brasil Futebol Americano, mas não possuem chances de serem rebaixados para a Liga Nacional 2018; por conta do desligamento do Santos Tsunami. A locomotiva ainda joga no próximo final de semana contra o Storm, fora de casa, em busca de sua primeira vitória no nacional.

> Confira tudo sobre a BFA

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here