BFA passa da metade da fase regular: confira resumo e curiosidades

0
84
Arte: Divulgação BFA

No último final de semana, atingiu-se a marca de 43 jogos de temporada regular pela Brasil Futebol Americano (BFA). Com oitenta jogos da primeira fase da competição, o Campeonato Brasileiro chegou a sua metade.

Desde o primeiro chute na bola oval, na partida entre Cavalaria 2 de Julho e Tropa Campina, na noite de sábado do dia 01 de Julho, já temos vários números que comprovam que esse campeonato é marcante para a história do futebol americano nacional.

Os oito invictos

Que Quentin Tarantino me perdoe, mas a trajetória destas oito equipes na BFA está sendo melhor do que qualquer filme hollywoodiano. Dos times que já fizeram sua estreia, são oito que permanecem sem saber o que derrota na competição nacional.

Ceará Caçadores, João Pessoa Espectros, Cuiabá Arsenal, Sada Cruzeiro, Patriotas F.A, Botafogo Reptiles, Santa Maria Soldiers e T-Rex.

Juntos, os elencos invictos somam um total de 847 pontos feitos e somente 202 pontos sofridos.

Quarteto já classificado

O Cuiabá Arsenal foi o primeiro time que garantiu sua classificação para a próxima fase da BFA. A equipe mato-grossense chegou ao feito depois de sua terceira vitória seguida, a última delas sendo contra o Campo Grande Predadores, por 38 a 00.

Junto com os líderes da Conferência Centro-Oeste, o Ceará Caçadores e João Pessoa Espectros também carimbaram seu passaporte para os playoffs depois dos resultados positivos deste final de semana. As equipes, respectivamente, venceram o Recife Mariners e Recife Pirates. Fato interessante é que os últimos invictos da Conferência Nordeste se enfrentarão na próxima rodada do campeonato.

Em meio às três equipes está o caçula Santa Maria Soldiers, que conseguiu seu acesso a BFA depois de chegar até a semifinal da Liga Nacional 2016. Os campeões gaúchos não decepcionaram: estão invictos há quatro jogos e lideram a Conferência Sul.

Mais Arenas de Copa com FABR

Essa temporada também marcou a primeira partida de futebol americano em mais duas arenas que foram utilizadas na Copa do Mundo FIFA de 2014. Na fim de semana de estreia, a Arena das Dunas foi a casa da partida entre o local Bulls Potiguares e o João Pessoa Espectros, o único time do Brasil a atuar em duas arenas da Copa do Mundo (já jogou contra o Recife Mariners por duas vezes na Arena Pernambuco).

O grandioso Estádio Nacional Mané Garrincha foi o palco da primeira partida do Tubarões do Cerrado como mandante pela Brasil Futebol Americano.

A partida acabou com grande vitória dos mandantes, por 29 a 00, contra o Goiânia Rednecks. Com o evento, o futebol americano chega a marca de sete arenas de Copa do Mundo já utilizadas para a modalidade.

Fantasmas e Raposas com melhores médias

O João Pessoa Espectros é o detentor da melhor média de pontos feitos da competição nacional. O time paraibano já marcou 185 pontos em quatro partidas, totalizando uma média de 46 ppp (pontos por partida). O segundo no quesito é o Sada Cruzeiro, que fez três confrontos na Brasil Futebol Americano e possui média de 42 ppp.

O time mineiro também é a equipe com melhor média de pontos sofridos, tendo incríveis seis pontos sofridos em três duelos, contra Minas Locomotiva (00 a 42), Flamengo Imperadores (26 a 07) e Santos Tsunami (00 a 58). A média da raposa é de incríveis dois pontos sofridos por partida.

O placar mais elástico

Foi logo no Clássico dos Mares, em partida válida pela primeira rodada da Conferência Nordeste, que o Recife Mariners conquistou a vitória com o maior placar da Brasil Futebol Americano, por 71 a 00, contra o Recife Pirates.

O jogo foi marcado por apresentação impecável de Alex “A-Train” Allen e Rafael Tavares. O americano conseguiu marcar em cinco oportunidades e o brasileiro garantiu quatro passes para touchdown em um jogo que será lembrado por gerações.

Os que ainda não venceram

Temos 12 times que ainda não venceram na competição. Pela Conferência Nordeste, somente o Recife Pirates ainda não sabe o que é sair dos gramados com o resultado positivo. A equipe totalizou um saldo negativo de 160 pontos nas quatro partidas.

O Sinop Coyotes chegou a elite do futebol americano nacional depois de fazer excelente participação na Liga Nacional 2016. O time chegou nesse ano na final do seu campeonato estadual, mas ainda não conseguiu vencer na Brasil Futebol Americano. A aposta dos Coyotes está no pacotão de reforços recém-chegados na janela de transferências de agosto e que irá estrear contra o Goiânia Rednecks neste final de semana.

Flamengo Imperadores, Minas Locomotiva, São Paulo Storm, Santos Tsunami e Corinthians Steamrollers; todos os cinco times ainda entraram nos gramados da Brasil Futebol Americano e ainda não venceram. É certo que Santos Tsunami e Corinthians Steamrollers somente participaram de uma partida pela competição, mas Storm e Locomotiva já fizeram dois duelos pela competição e precisam encontrar a vitória, caso ainda tenham o sonho de uma classificação para a próxima fase.

Para os vice-campeões do nacional no ano passado, o Flamengo Imperadores, a situação está um pouco mais complicada. Os cariocas já fizeram três partidas pelo torneio, contra Botafogo Reptiles, Patriotas F.A e Sada Cruzeiro; e amargam a última posição na Conferência Sudeste.

Na Conferência Sul, os lanternas e também os times que ainda não conseguiram se encontrar com a vitória são Brown Spiders e Juventude F.A. Ambos os times chegaram nas suas finais estaduais, mas na competição nacional ainda não engataram os resultados positivos. Os times se enfrentarão no dia 16/09, em jogo que pode determinar o rebaixamento de um deles para a Liga Nacional 2018.

Maratona de jogos e estreia tardia

O Lusa Lions, bicampeão da SPFL, é o único time que ainda não fez sua estreia na BFA. O time paulista já deveria ter feito sua estreia, mas a mesma foi remarcada por conta de calendário. Com cinco jogos para fazer na temporada regular, os leões terão uma bateria de jogos pela frente: são cinco partidas em seis finais de semanas.

Lusa Lions x Minas Locomotiva (26/08)
Lusa Lions x Botafogo Reptiles (02/09)
São Paulo Storm x Lusa Lions (10/09)
Tritões x Lusa Lions (16/09)
Santos Tsunami x Lusa Lions (30/09)

O único ponto que favorece o time nesse caminho é que os leões somente viajam para fora do estado em uma partida, já que jogarão dois confrontos dentro de seus domínios e outras partidas são contra adversários locais: São Paulo Storm e Santos Tsunami.

Só emoção até o final da temporada regular

Vários jogos vão marcar o final dessa temporada regular pela BFA. Pela Conferência Nordeste, teremos ainda o duelo entre os invictos Ceará Caçadores e João Pessoa Espectros, além do embate entre os fantasmas e o Recife Mariners, que definirá a primeira posição do Grupo Sul.

Pela Conferência Centro-Oeste a disputa pelas quatro vagas ainda está muito aberta. Com o Cuiabá Arsenal já classificado, a briga pela próxima fase parece que será concretizada somente na última rodada da competição, deixando as possibilidades abertas até o último apito.

Na Conferência Sudeste, o jogo mais esperado desta segunda metade é o confronto entre Sada Cruzeiro e Patriotas F.A.; ambas equipes invictas e que já são apontadas como dois dos favoritos para disputar as finais da conferência. O jogo entre eles acontecerá no dia 23/09, com mando de campo dos mineiros.

Os Soldiers viraram de cabeça para baixo as expectativas dos times paranaenses depois de vencer Brown Spiders, Crocodiles e Paraná HP pela temporada regular. Agora, os gaúchos terão pela frente os atuais campeões nacionais, o Timbó Rex, jogo que promete ser um dos melhores do ano. A partida está marcada para o dia 02/09, com mando de campo dos soldados.

> Quer saber de tudo da BFA? Então fique ligado em nosso site

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here