São José Istepôs em busca de hegemonia estadual

A equipe de São José enfrenta o Timbó Rex no próximo domingo, 25, pela final do Campeonato Catarinense de Futebol Americano. Os dois times buscam o terceiro título do estadual.

0
141
Créditos: João Soares

Timbó Rex versus São José Istepôs. O melhor ataque contra a melhor defesa. Dois times na busca pelo terceiro título estadual. Rivalidade nos campos e nos números. A equipe timbonense terminou a temporada de 2016 com apenas uma derrota e que foi justamente para a equipe de São José. Nesta temporada, o T-Rex ainda não perdeu. As equipes já se enfrentaram duas vezes em finais, 2015 e 2016, quando o time de Timbó levou a melhor, sagrando-se campeão. Já o São José Istepôs é a única equipe a participar de todas as edições da competição. Esses são apenas alguns dos ingredientes da grande final do Campeonato Catarinense de Futebol Americano que acontece neste domingo, 25 de junho, no Estádio do Sesi, em Blumenau. A partida também será transmitida pelo facebook da Federação Catarinense de Futebol Americano.

Finais disputadas pelo Istepôs no Campeonato Catarinense de Futebol Americano:

2009 – Istepôs 14 x 21 Joinville Gladiators
2010 – Istepôs 07 x 20 Joinville Gladiators
2012 – Istepôs 14 x16 Corupá Buffalos
2013 – Istepôs 71 x 00 Corupá Buffalos
2014 – Istepôs 16 x 00 Joinville Gladiators
2015 – Istepôs 00 x 39 Timbó Rex
2016 – Istepôs 00 x 17 Timbó Rex

Para este grande duelo e na busca por mais um título, a grande arma da equipe josefense será a sua defesa. O São José Istepôs tem a melhor defesa da competição em touchdowns cedidos, já que não cedeu nenhum e a defesa do Rex traz em seu histórico dois cedidos. “A capacidade da nossa defesa de ser física e competitiva contra ataques bem estruturados é a nossa principal arma para nivelar o jogo com uma equipe de alto nível como o TRex. Em compensação, o nosso ataque foi pouco eficiente nesta competição e terá um duro desafio contra a defesa do Rex que é uma das melhores do país”, destaca o presidente do São José Istepôs, Fábio Amorim.

A soma desses dois fatores traz uma perspectiva de um jogo muito duro e de placar baixo. “Como mostramos em jogos como o de Jaraguá, nós só precisamos de uma boa oportunidade para marcar e sair com a vitória, então o Istepôs é um time que, neste momento, se apoia na defesa para vencer suas partidas. Assim como perdemos para o Gladiators por 3×2, aprendemos que não importa o placar, o importante é a vitória. Imagino que esse seja o sentimento do time todo para este jogo”, completa Fábio.

Outros ingredientes da grande final:

-O Istepôs é o time que mais vezes chegou na final do Catarinense. Foram 11 edições até agora e a equipe de São José foi para a final em sete destas. Só ficou de fora em 2006, 2007, 2008 e 2011.

– Quem vencer o jogo entre Istepôs x Rex será tricampeão, empatado com Joinville Panzers (2006, 2007 e 2008) e com Joinville Gladiators (2009, 2010 e 2011).

– O Istepôs foi bicampeão seguido 2013 e 2014 e o Rex também, em 2015 e 2016.

– O Rex é bicampeão estadual e bicampeão nacional 2015 e 2016, porém, nesses dois anos, o time de Timbó só perdeu uma partida: para o Istepôs, na primeira rodada da fase de grupos do nacional, ano passado.

– O Istepôs é o único time do país a vencer os bicampeões nacionais em dois anos, o que corrobora para um jogo bem disputado.

“O Rex é, um dos melhores times do país. Eles chegaram a final do nacional três anos consecutivos (2014, 2015 e 2016) e foram campeões duas vezes. Ficaram invictos por mais de um ano e perderam justamente pra gente. É um adversário muito bem treinado, com um treinador muito estudioso sobre os adversário e com uma liderança notável. É uma rivalidade muito forte e antiga e recentemente criou novas proporções, justamente por termos sido os únicos a vencerem eles – e ainda por cima lá na casa deles”, justifica o presidente do Istepôs.

Retrospectiva do São José Istepôs no Catarinense 2017:

Fase de grupos – Istepôs 14 x 02 Itajaí Dockers
Fase de grupos – Istepôs 02 x 03 Joinville Gladiators
Fase de grupos – Istepôs 06 x 02 Jaraguá Breakers
Semifinal – Istepôs 15 x 00 Gaspar Blak Hawks

Uma final com atrações para a família toda:

A Federação Catarinense de Futebol Americano preparou uma série de atividades para toda a família para a final do Campeonato Catarinense de Futebol Americano deste ano. Será o #AmericanDay: muito Futebol Americano, Food Trucks, Show com a Banda Vintage Cult e outras atrações.

Sobre o São José Istepôs:

O São José Istepôs Futebol Americano, fundado em 5 de novembro de 2005, é uma agremiação civil sem fins lucrativos. O nome Istepôs, idealizado em 2006 por Pedro Faraco, na época membro da equipe, foi escolhido a fim de exaltar a colonização açoriana da Grande Florianópolis – região representada pelo time.  Desde 2009, quando foi firmado um convênio com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José (Funesj), o Istepôs tem como sede o campo do Colégio Forquilhão. A parceria com a Fundação trouxe melhorias nas condições de treino, apoio para as viagens e aperfeiçoamento da estrutura administrativa da equipe.

Além desta importante parceria, o grande investimento feito pelos próprios jogadores foi fundamental para que o Istepôs Futebol Americano se tornasse cada vez mais reconhecido dentro do esporte.

O Istepôs começou em 2005 com uma reunião de amigos que jogavam futebol americano nas areias da praia do Campeche, em Florianópolis.  A brincadeira logo se mudou para os gramados, e depois com o apoio da Prefeitura de São José, o time passou a representar esta cidade, sendo a referência deste esporte na região da grande Florianópolis. O Istepôs é a única equipe a participar de todas as edições do Campeonato Catarinense.

SERVIÇO

O que: Timbó Rex X São José Istepôs
Quando:  25/06 – abertura dos portões às 10 horas – A partida terá início às 14h30
Onde:  Estádio do SESI – Blumenau
Ingressos no link: https://www.ingressonacional.com.br/evento/8563/xii-xc-bowl
A partida também será transmitida pelo facebook da Federação Catarinense de Futebol Americano: https://www.facebook.com/FCFABR/

Texto: Adriana Laffin

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here